Prefeitura de Gravatá reinaugura Unidade de Saúde da Família em nova estrutura no Sítio Casa Nova

By 15/04/2021 - 19:00Agreste Central

A Equipe de Saúde da Família estará à disposição de cerca de dois mil moradores da localidade

A população de Gravatá conquista mais uma vitória na área da saúde, dentro dos 100 primeiros dias da gestão do prefeito padre Joselito. A Unidade de Saúde da Família Casa Nova, que é um posto volante da USF de Russinhas, foi inaugurada, nesta quinta-feira (15) em um novo imóvel.

A estrutura é composta por recepção, consultório médico, sala de enfermagem, sala de curativo, farmácia e copa. 

Os profissionais que atuam na unidade são: médico, enfermeiros, técnico de enfermagem e Agente Comunitário de Saúde (ACS). 

Na ocasião, estiveram presentes, prestigiando a entrega, o vice-prefeito e secretário municipal de Turismo, Júnior Darita, os secretários executivos de Saúde, Frailan Mota e Maria Araújo, o gerente de Atenção Primária, Jairo Teixeira, o gestor administrativo de Atenção Básica, Jandilson José, e os vereadores Neném de Uruçu e Leandro do Transporte Alternativo.

O líder comunitário de Casa Nova, Vagner Correia da Silva, mais conhecido como Neguinho de Zé de Loura, considera que “essa é uma vitória depois de mais de 20 anos de luta e, hoje, todos os moradores da localidade agradecem ao empenho do prefeito padre Joselito e todos que fazem a gestão. Antes, as mulheres não tinham nem uma sala com privacidade para se fazer um preventivo, por exemplo. A comunidade está em festa porque hoje temos um posto de saúde decente”, reconhece.

A enfermeira Luciana Silva, de 34 anos, é moradora de Casa Nova e fala como a unidade de saúde era antes e como está agora. “O posto de saúde daqui tinha a situação bem precária, pois a enfermeira não tinha um local adequado para atender os pacientes, a recepção era desprovida, e a população necessitava de um local que pudesse ser bem atendida. Casa Nova cresceu bastante nos últimos anos, mas o posto de saúde não evoluiu na estrutura. E hoje estamos tendo a graça da inauguração de um espaço com salas, recepção, é um olhar diferente, digo até de misericórdia, que a gestão atual está proporcionando. Antes, a gente pedia ao poder público, mas não éramos atendidos. Em quatro meses, bem dizer, fomos atendidos”. 

O secretário municipal de Saúde, José Edson, explica que “esse posto volante atende a necessidade dos moradores daqui, evitando que eles precisem se deslocar para o posto central de Russinhas. No passado tinha um postinho, mas não estava atendendo mais a comunidade, uma vez que ela cresceu muito nos últimos anos. Isso vai melhorar a estrutura de saúde da localidade”.  

O prefeito padre Joselito fala sobre a atenção que tem dado a uma das grandes queixas dos moradores de Gravatá. “O próprio povo foi mostrando as necessidades mais urgentes e a saúde em especial. Através da nossa equipe de saúde estamos insistentemente buscando o melhor para Gravatá, seja na cidade, seja na área rural. O meu pedido tem sido que cada posto de saúde que funciona na cidade, nos distritos, que possa ser um espaço bom, agradável, que favoreça a realização de um bom trabalho, que o profissional da saúde sinta-se bem, e principalmente a pessoa que procura o serviço que seja bem atendida, encontre o que precisa. Se é possível fazer, vamos fazer, e queremos fazer muito mais, porque o nosso compromisso é com as pessoas”.

O funcionamento da USF Russinhas/Casa Nova funciona de segunda a sexta, das 07h às 16h, e a equipe de saúde da família de Russinhas vai trabalhar em sistema de rodízio entre as duas unidades para atender a população das duas localidades.

Foto: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.