Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista anuncia programa para colocação gratuita de DIU em mulheres do munícipio

By 11/11/2021 - 18:43Sertão do São Francisco

A Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista anunciou, hoje (11), que passará a oferecer implantação gratuita de DIU (Dispositivo Intrauterino) na rede pública de saúde. Nessa manhã, os profissionais do município receberam um treinamento prático sobre o procedimento de instalação do contraceptivo. A capacitação foi ministrada pelo médico ginecologista Dr. Adriano Tavares, membro da OPAS (Organização Pan-Americana da Saùde).

“A ideia é que os médicos da nossa equipe passem a realizar esse tipo de procedimento, permitindo uma ampliação significativa no número de vagas disponibilizadas. Só nessa manhã, por exemplo, conseguimos implantar o dispositivo em mais de 230 mulheres. Quem tiver interesse, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima para fazer o cadastro”, afirmou o prefeito George Duarte.

O DIU possui alta taxa de eficácia contraceptiva e baixos índices de efeitos colaterais, sendo um dos métodos anticoncepcionais mais seguros e utilizados no mundo. Porém, é preciso lembrar que ele não fornece proteção contra HIV ou outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.