
A Prefeitura de São Bento do Una está sendo acusada de descartar os dejetos do Matadouro Público em um lixão irregular. Imagens feitas pelo canal Bastidores da Notícia mostram um veículo da prefeitura despejando restos de animais abatidos em um terreno baldio próximo à cidade.
As imagens estão correndo a cidade e gerando revolta na população, uma vez que o terreno fica próximo de residências, causando inúmeros transtornos. No local há muito lixo espalhado a céu aberto, restos de animais apodrecendo, gerando uma grande fedentina.
Os moradores cobram providências ao prefeito Alexandre Batité, que está descumprindo as determinações do Tribunal de Contas de Pernambuco acerca do descarte irregular de dejetos em lixões, principalmente pelo fato do município gastar uma enorme soma de recursos públicos com o aterro sanitário de Belo Jardim, para onde o lixo do município deveria ser levado.
A presença de um lixão irregular próximo à área urbana, colocando em risco a saúde dos moradores, mostra que está havendo displicência por parte dos órgãos fiscalizadores, incluindo a Vigilância Sanitária. É preciso ação também por parte do Poder Legislativo e do Ministério Público de Pernambuco.