Prefeitura de São José do Belmonte emite nota de esclarecimento

By 20/12/2020 - 13:26Sertão Central

Nota de esclarecimento

A Prefeitura de São José do Belmonte esclarece por meio da Secretaria Municipal de Saúde que cumpre de forma rígida a determinação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Pernambuco na condução do enterro de vítimas com óbitos de causa confirmada ou suspeita da covid-19, ou de síndrome respiratória aguda grave (Sars).

O corpo é enrolado em lençol, selado em dois sacos, e posto em caixão fechado. Sem direito a velório, é transportado diretamente para o enterro. Os funcionários do necrotério, da funerária, do cemitério e da vigilância sanitária que fazem o manejo do cadáver usam equipamento de proteção individual (EPI) da cabeça aos pés. No máximo dez pessoas participam do sepultamento, obedecendo a distância mínima de dois metros.

Infelizmente, estas são normas a serem seguidas por Unidades de Saúde, Serviços de Verificação de Óbito (SVO), Institutos de Medicina Legal (IML) e serviços funerários. Tais normas são praticadas rigorosamente em todos os velórios relacionados a covid-19 aqui em São José do Belmonte.

Sabemos que a dor de perder um ente querido nos leva a buscar justificativas e culpados, no desejo que o fim de uma história triste poderia ser diferente. Mas procuramos atender todos da melhor forma, com os recursos que estão ao nosso alcance.

Respeitamos a dor da família, mas repudiamos aqueles que compartilham um sentimento de tristeza na intenção de prejudicar uma gestão que vive 24 horas cuidando de gente.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.