Prefeitura de Serra Talhada realiza ações de educação ambiental nos bairros da cidade

By 23/08/2021 - 16:31Sertão do Pajeú

A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e com apoio da Controladoria Municipal, vem realizando importantes ações de educação ambiental nos bairros da cidade. Somente neste mês de agosto já foram contemplados os bairros Bom Jesus, Universitário, Malhada e IPSEP.

Na quinta e sexta-feira da semana passada, dias 19 e 20, as ações chegaram aos bairros Bom Jesus e Nossa Senhora de Fátima (Universitário). A mobilização atendeu às demandas das próprias comunidades locais. Os trabalhos aconteceram porta a porta, envolvendo conversas explicativas com todas as pessoas que estavam em casa, distribuição de panfletos e cartilhas educativas.

Os educadores também aproveitaram a oportunidade para conversar sobre os problemas causados pelo descarte irregular de resíduos em terrenos baldios ou em canteiros centrais de praças e avenidas, ressaltando a importância de colocar o lixo em sacos plásticos bem fechados em suas calçadas, sempre no dia correto e próximo ao horário da coleta em suas ruas, evitando assim que o lixo se espalhe e possa causar danos ao meio ambiente e a saúde da população.

“Os bairros da vez foram o Alto do Bom Jesus e o Bairro Universitário. Nossa equipe de educação ambiental, em parceria com a Controladoria do Município, percorreu algumas ruas conversando com moradores e esclarecendo a necessidade do descarte do lixo na hora e no dia certo. As ações de educação ambiental estão sendo desenvolvidas em diversos bairros da cidade, com o intuito de frear o descarte inadequado de resíduos e também conscientizar a população em relação a esta problemática, que pode ser extremamente prejudicial para a saúde do meio ambiente e da própria população”, afirmou Sinézio Rodrigues, secretário de Meio Ambiente.

O que o lixo tem a ver com nossa saúde?

Uma das grandes ameaças à saúde das pessoas é o lixo colocado de forma inadequada, a céu aberto, jogado em terrenos baldios, canteiros centrais e praças da cidade. O lixo acumulado acaba se tornando moradia para vetores transmissores de doenças, como insetos, roedores e até mosquitos, oferecendo as condições ideais de abrigo, alimentação e reprodução que eles precisam para se multiplicar. Faça a sua parte, nos ajude a cuidar do meio ambiente de nossa cidade.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.