Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho detalha plano de vacinação contra a Covid-19

O prefeito Keko do Armazém e a secretária de Saúde, Ana Maria Albuquerque, conduzem, na manhã desta terça-feira (19), o anúncio do Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19, que apresenta os detalhes estratégicos para o início da vacinação no município, já nesta quarta-feira (20), aos profissionais de saúde da linha de frente do coronavírus, além de idosos que residem em Instituições de Longa Permanência e os trabalhadores destas instituições.

“Neste primeiro momento, as pessoas que atuam na linha de frente no combate à pandemia serão vacinadas, além dos idosos que vivem em instituições e os funcionários dos abrigos. Os idosos acima de 75 anos, que fariam parte da primeira fase de vacinação, deverão aguardar a chegada de novas doses. As vacinas serão aplicadas nos locais de trabalho dos profissionais da saúde e nas instituições de abrigo”, destacou o prefeito.

De acordo com a secretária de Saúde do Cabo, Ana Maria Albuquerque, a cidade irá receber 3.620 mil doses da vacina Coronavac. “Com a quantidade da vacina recebida vamos imunizar 1.740 mil profissionais de saúde, o que representa 30% dos 5.801 trabalhadores de saúde do município, além deles, 100% dos idosos, pessoas com deficiência severa e os funcionários dos abrigos também serão imunizadas, que totaliza 70 pessoas. A segunda dose será realizada a partir dos 14 dias da administração da primeira dose”, destacou ela, afirmando ainda que a cidade aguarda mais doses do imunizante enviadas pelo Governo Federal para que o município consiga ampliar a imunização para o que prevê a 1ª fase do Plano Federal de Imunização, atendendo também os idosos acima de 75 anos.

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está preparada para a vacinação de toda a população prevista para essa fase inicial, estimada em 1.810 mil pessoas, com todos os protocolos de armazenamento das doses e também com os insumos necessários para a administração da vacina, como seringas e equipamentos de segurança.

As primeiras doses da vacina serão administradas nos profissionais de saúde dos hospitais Mendo Sampaio, Infantil Dr. Adailton C. De Alencar e Maternidade Padre Geraldo, além das Policlínicas localizadas no município, e também nos idosos e cuidadores das Instituições de Longa Permanência Abrigo São Francisco, localizada no Bairro São Francisco, e Casa de Repouso Vera Souza, que fica na Vila Social Contra Mucambo.

IMUNIZAÇÃO NO CABO SEGUIRÁ O CALENDÁRIO FEDERAL DE IMUNIZAÇÃO

1ª FASE: trabalhadores de Saúde; pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas;

2ª FASE: pessoas de 75 anos ou mais; população indígena aldeado em terras demarcadas aldeada, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas.

3ª FASE: pessoas de 60 a 74 anos

4ª FASE: pessoas com comorbidades, como Diabetes mellitus; hipertensão arterial grave; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; obesidade grave (IMC≥40).

O plano de vacinação também descreve como prioritários trabalhadores da educação, o que inclui todos os professores e funcionários de escolas públicas e privadas, as forças de segurança, policiais federais, policiais civis ou militares, Forças Armadas, presos, funcionários do sistema prisional, quilombolas, moradores de rua, portadores de deficiência. As pessoas desse grupo prioritário ainda não têm data certa para serem vacinadas. Também não há data marcada para a vacinação de quem não faz parte de nenhum grupo prioritário. Ou seja, pessoas menores de 60 anos que não têm comorbidades, não atuam nas áreas essenciais listadas pelo governo ou não estão em condição de vulnerabilidade. Elas só serão vacinadas depois que o governo vacinar os grupos prioritários.

SEGURANÇA

A Secretaria de Defesa Social preparou um esquema de escoltas armadas, para buscar as vacinas, e o reforço nos locais onde as vacinas serão armazenadas. Todos os pontos onde estarão ocorrendo a vacinação serão fiscalizados e monitorados de maneira integrada pela Polícia Civil e Militar, com segurança armada e a inteligência da SDS monitorando toda movimentação.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.