Prefeitura do Recife alerta população sob risco de fortes chuvas neste fim de semana

Foto: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife

Prefeito João Campos orientou os moradores, especialmente os que vivem em áreas de risco, procurarem locais seguros diante das previsões de novas precipitações ao longo do dia e no sábado. Gestão municipal mobilizou mais de 3 mil servidores para atuarem de plantão. Prefeitura enviou alerta via SMS a 32 mil famílias que moram em pontos de risco

Diante de pancadas de chuva de intensidade forte para a noite de desta sexta-feira (27) e ao longo do sábado (28), segundo aviso meteorológico emitido pela Agência Pernambucana de Água e Clima (APAC), a Prefeitura do Recife orienta a população para ficar alerta com as precipitações e seguir as diretrizes da Defesa Civil. A orientação é que as pessoas que moram em áreas de risco, como morros e encostas, fiquem atentas às chuvas e procurem locais seguros para se abrigarem, em caso de chuva forte. O objetivo, de acordo com o prefeito João Campos, é garantir a segurança e a vida das pessoas. Para tanto, a Prefeitura está disponibilizando vagas nos abrigos Irmã Dulce e Emergencial para acolher os moradores que desejam se proteger, oferecendo toda uma estrutura humanizada com atendimento psicossocial, através de uma equipe multidisciplinar. 

Diante do cenário meteorológico, o prefeito João Campos convocou mais de 3 mil servidores municipais, de diversas secretarias e órgãos da administração direta e indireta, para atuar em regime de plantão desde o início dessa sexta-feira. O objetivo é garantir a segurança das pessoas e mitigar os efeitos das chuvas na cidade. No início da tarde, a Prefeitura do Recife emitiu um alerta, via SMS, para mais de 32 mil famílias que moram em áreas de risco, comunicando sobre a da saturação do solo e da possibilidade de chegada de novas chuvas. O comunicado também orientou a população redobrar os cuidados e procurar um local seguro para se proteger.

“Estamos com a nossa equipe reunida, discutindo as ações da Prefeitura do Recife que atuam nos momentos de chuva, sobretudo em momentos de chuvas intensas. Como vocês já devem estar sabendo, a APAC emitiu um alerta com previsão de chuvas muito fortes, a partir da noite de hoje e em todo o fim de semana. Durante esse período, a nossa equipe estará mobilizada. São mais de 400 profissionais da Defesa Civil e outros 2.600 de outras áreas que estarão trabalhando para mitigar os possíveis  impactos dessas chuvas”, afirmou o prefeito João Campos, realçando que as aulas de reposição da rede municipal de ensino, previstas para ocorrerem no sábado, estão suspensas.

A Prefeitura do Recife esclarece que há quase uma semana a cidade tem registrado chuvas de forte intensidade e poucos períodos de sol, fazendo com que o solo fique encharcado com água. “A nossa maior preocupação é garantir a segurança das pessoas. Seguiremos, aqui, monitorando e realizando as ações que esse momento exige”, alerta o prefeito do Recife, João Campos.

ABRIGO MUNICIPAL – Para acolher a população em situação de rua, a Prefeitura do Recife antecipou o horário de abertura do Abrigo Noturno Irmã Dulce, no bairro de São José, em virtude das chuvas. Profissionais do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) e da Assistência Social do município estão realizarando buscas ativas dos usuários já identificados, cadastrados e encaminhados pelos Centros POP e transportado-os, por vans do município, para o local. No ambiente, que tem capacidade para acolher 100 pessoas, são oferecidas alimentação, kits de higiene pessoal, vestuário e apoio psicossocial por meio de equipe multidisciplinar.

No mesmo local, também há o Abrigo Emergencial para acolher famílias desabrigadas em função de tragédias. O ambiente dispõe de 20 leitos – com capacidade para atender seis pessoas do mesmo grupo familiar -, para acomodar famílias de forma individualizadas, com todo o apoio psicossocial, por meio de equipe multidisciplinar, bem como estrutura com alimentação, kits de higiene pessoal e vestuário.

“Continuamos com os nossos abrigos, tanto o Irmã Dulce, quanto o da Travessa do Gusmão, abertos para receber pessoas em situação de rua e quem possam precisar desse apoio”, esclareceu o prefeito João Campos, em vídeo publicado nas redes sociais.


AÇÃO INVERNO 2022 – Para este ano de 2022, a Prefeitura do Recife está investindo R$ 148 milhões na Ação Inverno, um crescimento de cerca de 50% em relação ao ano passado. A iniciativa inclui obras de contenção de encostas, limpeza de canais, micro e macrodrenagem, prevenção e monitoramento em áreas de risco e eliminação de pontos críticos de alagamento.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.