Prefeitura do Recife inaugura Creche Escola Deputado Alcides Teixeira, em Santo Amaro

By 05/05/2022 - 21:21Pernambuco

Nova unidade de ensino possui oito salas de aula e irá criar 226 novas vagas de Educação Infantil, ampliando em cerca de 30% a oferta no bairro. Em um ano o programa Infância na Creche já criou 1200 novas vagas no Recife

A meta da Prefeitura do Recife é ofertar sete mil novas vagas em creches até 2024. E para chegar ao objetivo, a educação pública municipal segue avançando. Nesta quinta-feira (5), o prefeito João Campos deu mais um passo rumo à conclusão do compromisso firmado com a cidade inaugurando a Creche Escola Deputado Alcides Teixeira. Localizada no bairro de Santo Amaro, centro do Recife, a creche escola é a 11ª unidade de ensino do bairro e recebeu investimentos na ordem de R$ 1,9 milhão.

O prefeito João Campos destacou que com essa inauguração são mais 226 vagas geradas. “Em quatro anos, serão sete mil novas vagas de creche no Recife. Nós vamos duplicar a quantidade existente. Esse é um compromisso que a gente não abre mão. Porque lugar de criança é dentro de sala de aula, é dentro de escola. Obrigado à Secretaria de Educação, por mais uma entrega realizada, mais uma creche entregue com qualidade de construção e, sobretudo, com qualidade de ensino”, declarou.

“O nosso papel é poder levar qualidade. Hoje é um dia histórico, porque a construção dessa creche escola deixa de ser um sonho e vira uma realidade. Para transformar a nossa cidade, a gente precisa fortalecer uma educação que possa transformar as pessoas. Eu confio e acredito no trabalho de vocês”, acrescentou o gestor.

A unidade de ensino possui 11 turmas distribuídas entre berçário e Grupo V, totalizando 226 estudantes. Para acolher as crianças, os pais e todos os profissionais da educação da melhor maneira possível, a Creche Escola Deputado Alcides Teixeira conta com uma moderna e ampla estrutura distribuída em um terreno de 1.468,86m² em área total, sendo 802,66m² de área construída.

Ao todo, a unidade possui oito salas de aula, refeitório, recreio coberto, fraldário, lactário, sala multiuso e sala dos professores, diretoria, secretaria, banheiros acessíveis, banheiros infantis, copa para funcionários, despensa, lavanderia, rouparia e área de serviço.

O secretário Fred Amâncio frisou a satisfação de entregar mais uma creche escola totalmente estruturada e bem equipada. “O local, além de servir como base educacional para os nossos pequenos, ainda possibilita às famílias a oportunidade de deixar seus filhos, netos ou sobrinhos em um ambiente seguro enquanto precisam sair para trabalhar. Estamos focados e muito empenhados em expandir cada vez mais o número de vagas em creches para sanar essa necessidade no Recife”, disse

Quando o sistema online de matrículas para a nova Creche Escola Deputado Alcides Teixeira abriu em janeiro, a digitadora Marília Mesquita, 28 anos, foi só alegria quando conseguiu a vaga para a filha Sofia Mesquita, de 1 ano e quatro meses. “Estou muito feliz, porque foi uma grande conquista conseguir essa vaga para Sofia. Aqui é uma grande instituição para a minha filha, em poucos meses, ela se desenvolveu bastante: anda, fala e come sozinha, tudo bem acompanhado. Eu trabalho na Ilha do Leite. Saímos juntas de casa e voltamos juntas, porque quando largo, pego ela”, comemorou.

Antes desempregada, porque não tinha com quem deixar a filha Maria Madalena, 11 meses; Lindinês Araújo, 24 anos, hoje está empregada e tranquila com a menina estudando na Creche Escola Deputado Alcides Teixeira. “Depois que eu consegui a vaga da minha filha, pude ir atrás de emprego e agora estou empregada. Com isso, posso correr atrás de dar o sustento para ela. Graças a Deus abriram essa creche aqui, onde ela tem alimentação e banho. Chega às 7h e sai às 17h. Agora posso trabalhar sossegada, sabendo que ela está segura”, conta Lindinês, que mora perto do Campo do Onze, em Santo Amaro, bem próximo da unidade escolar.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.