Prefeitura do Recife instala iluminação cênica em pontos turísticos da cidade

Parques, praças, igrejas, pontes e locais de grande movimento ganharão mais luz e cor. Prefeito do Recife, João Campos, lançou o Programa Ilumina a Vista, na noite desta segunda-feira (24)

A beleza da capital pernambucana passa a ficar ainda mais evidente aos olhos dos recifenses e turistas. O Ilumina a Vista foi lançado na noite desta segunda-feira (24), na Casa do Carnaval, situada no Pátio de São Pedro, um dos primeiros locais beneficiados pelo programa. A proposta da Prefeitura do Recife é implantar iluminação cênica especial em diversos pontos turísticos do município, valorizando ainda mais esses espaços. A iniciativa vai beneficiar parques, praças, igrejas, pontes e locais de grande movimento da cidade. O prefeito do Recife, João Campos, conduziu o lançamento ao lado da secretária de Infraestrutura da cidade, Marília Dantas. O prefeito aproveitou para visitar a Ponte da Boa Vista, um dos locais beneficiados pela iniciativa.

“Depois de a gente atingir a marca de 100% da cidade com iluminação de LED nas escadarias, nas vias, na cidade como um todo, a gente hoje dá mais um passo importante na cidade com o Ilumina a Vista. Vamos fortalecer, a partir de agora, o programa de iluminação do nosso patrimônio histórico e cultural. O Pátio de São Pedro está com a iluminação reformulada, inclusive está bem claro aqui a noite, tanto com a requalificação da iluminação colonial que são esses postes menores, como também a iluminação cênica da Casa do Carnaval”, afirmou João Campos. “Esse espaço é um patrimônio do município, com mostra permanente do nosso Carnaval e agora recebe a iluminação cênica da fachada. E a gente vai entrar num ciclo de 60 em 60 dias inaugurando a iluminação de um equipamento cultural, como o Parque Dona Lindu, Teatro Santa Isabel, assim como a passarela Joana Bezerra e em outros equipamentos. Por outro lado, já fizemos no Geraldão, na Ponte Estaiada da Via Mangue, na Ponte de Ferro”, finalizou ele.

Além da Casa do Carnaval e do Pátio São Pedro, a iniciativa já iluminou a Ponte da Boa Vista e iniciou os trabalhos no Parque Dona Lindu, na passarela Joana Bezerra e no Parque das Esculturas. A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) está finalizando o processo para contratação de projetos especiais de iluminação cênica para locais como Praça de Casa Forte, Praça do Derby, Praça do Internacional, Canal da Agamenon, Sítio Trindade,  Igreja Madre de Deus, Igreja Nossa Senhora do Carmo, Igreja do Pátio de São Pedro, Rua do Bom Jesus e Casario da Rua da Aurora.

“O programa Ilumina a Vista tem o objetivo de potencializar o conjunto arquitetônico da cidade do Recife. O programa traz iluminação cênica para os pontos turísticos e culturais da cidade,  com o objetivo de incentivar a circulação de pessoas no período noturno e fazer com que elas façam a contemplação dessas localidades”, explicou a secretária de Infraestrutura do Recife, Marília Dantas.

O próximo equipamento beneficiado será o Teatro Santa Isabel. A expectativa é ter um projeto aprovado a cada 60 dias e, à medida que estiverem prontos, realizar a licitação para a execução das obras. No Pátio de São Pedro, foi implantada iluminação com projetores LED com tecnologia RGB voltados para as fachadas do tradicional casario e para a área de eventos, embelezando ainda mais a riqueza arquitetônica do endereço, além de levar a alegria e colorido do próprio carnaval aos equipamentos. Foi feita também a recuperação dos sete postes coloniais, resgatando sua identidade histórica. O investimento foi de R$ 92.869,07.

Para a remodelação do Pátio de São Pedro, foram recuperados sete postes coloniais, instalados sete luminárias LED modelo colonial e 18 projetores LED de 240 watts. O objetivo da revitalização na parte central do local foi, além de contribuir na melhoria da segurança pública, promover valorização arquitetônica e reativação do espaço no período noturno. Por sua vez, a iluminação cênica na fachada da Casa do Carnaval foi feita com nove projetores LED com tecnologia RGB.

PONTE – Na Ponte da Boa Vista, conhecida como Ponte de Ferro, a obra foi realizada contemplando a remodelação dos pontos de iluminação pública, sendo instalados 48 projetores RGB com tecnologia LED para iluminação cênica de destaque, 96 projetores LED distribuídos para o passeio público e faixas de rolagem, 04 luminárias de piso destacando as colunas, lampiões de LED e rede elétrica embutida.

A ação, além de promover uma iluminação de destaque a fim de realçar a beleza arquitetônica da Ponte, também trouxe melhoria e eficientização dos equipamentos de iluminação instalados atualmente na avenida minimizando as intervenções de manutenção preventiva e corretiva. O custo do investimento da obra foi de R$ 302.263,89. A ponte liga a Rua Nova, no Bairro de Santo Antônio, à Rua Imperatriz Tereza Cristina, no Bairro da Boa Vista.

FOTOS: Rodolfo Loepert / PCR

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.