Prefeitura do Recife reafirma compromisso para conservação do meio ambiente em áreas da cidade

Medida foi assinada pela prefeita em exercício, Isabella de Roldão, e é importante para definir as regras e restrições para a utilização desses espaços verdes

Reafirmando o compromisso da gestão municipal com a preservação do meio ambiente, na manhã desta sexta-feira (5), a prefeita em exercício do Recife, Isabella de Roldão, assinou dois decretos municipais que regulamentam os Planos de Manejo das Unidades de Conservação da Natureza (UCN) de Beberibe e Dois Irmãos. A medida é importante para definir as regras e restrições para a utilização desses espaços verdes.

“Os decretos que assinamos hoje são essenciais para a manutenção das nossas áreas verdes, da preservação do meio ambiente. A preservação da natureza é necessariamente a preservação da vida. A gente não existe sem ela”, comentou Isabella de Roldão. “Ontem, a gente teve a alegria de termos a assinatura do decreto que traz essa conexão dos animais com as pessoas, e hoje, a gente assina dois planos de manejo para duas áreas importantes na cidade do Recife. A região de Beberibe é uma área de preservação ambiental e é a maior que temos na cidade. A área de Dois Irmãos também é um dos espaços verdes mais valiosos do Recife e é importante lembrar que o documento regulamenta esses dois espaços específicos”, acrescentou.

O Plano de Manejo é um documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma Unidade de Conservação da Natureza (UCNs), se estabelece o seu zoneamento e normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais. A UCN Beberibe está localizada no bairro da Guabiraba.  Possui uma área de 3.940,24 ha., com área complexa formada em sua maioria por floresta aberta (34,30%), seguida de floresta densa (31,57%). Há existência de moradias, comércios e instituições públicas. Já a UCN Dois Irmãos fica no bairro de Dois Irmãos.  Possui uma área de 578,64 ha., com área complexa formada em sua maioria por floresta densa (70,46%), seguida de floresta inicial (10,88%). Há existência de moradias, comércios e instituições públicas.

Recife possui atualmente 25 Unidades de Conservação da Natureza, que juntas compõem 38% do território da cidade. As UCNs são áreas definidas por lei com o intuito de conservar suas características ambientais, protegendo rica biodiversidade e contribuindo para a manutenção dos serviços ambientais e ecossistêmicos. Esses serviços podem ser percebidos como benefícios destas áreas verdes à sociedade, como regulação de marés, sequestro de carbono, melhoria da qualidade do ar e provimento de alimentos. Além disso, as UCNs são espaços propícios para atividades de lazer, contemplação e educação ambiental. Todas as Unidades contribuem para a proteção do Bioma Mata Atlântica e seus ecossistemas associados da capital pernambucana.

Para nortear as ações de conservação dos recursos naturais das Unidades de Conservação da Natureza, a Prefeitura do Recife começou a desenvolver em março de 2018 os Planos de Manejo – documentos de gestão socioambiental das UCNs concebidos com uma proposta de metodologia inovadora e integrada. Visando garantir conservação ambiental e usos sustentáveis, os Planos de Manejo apresentam as características das Unidades, definindo sua categorização, zoneamento e estabelecendo programas, em harmonia com a população existente, incluindo fatores ambientais e socioeconômicos.

Até o momento, 21 Unidades de Conservação da Natureza já têm seus Planos de Manejo aprovados pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM), restando apenas os das Unidades de Conservação: APA Engenho Uchôa, UCN Estuário do Rio Capibaribe, UCN Orla Marítima e Parque Natural Municipal dos Manguezais Josué de Castro.

As 25 Unidades de Conservação da Natureza são:

  1. UCN Jordão
  2. Parque Natural dos Manguezais Josué de Castro
  3. ARIE Ilha do Zeca
  4. APA Campo do Jiquiá
  5. APA Engenho Uchôa
  6. UCN Mata do Barro
  7. APA Mata da Várzea
  8. UCN Beberibe
  9. UCN Sítio dos Pintos

10.APA Apipucos

  1. UC da Lagoa do Araçá
  2. UCN Orla Marítima
  3. UCN Estuário do Rio Capibaribe
  4. UCN São Miguel
  5. UCN Joana Bezerra
  6. UCN Tamandaré
  7. UCN Curado
  8. UCN Dois Unidos
  9. UCN Dois Irmãos
  10. UCN Mata das Nascentes
  11. UCN Iputinga
  12. UCN Sítio Grande
  13. APA das Capivaras
  14. UCN Matas do Curado
  15. UCN Caxangá

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.