Medida foi assinada pela prefeita em exercício, Isabella de Roldão, e é importante para definir as regras e restrições para a utilização desses espaços verdes
Reafirmando o compromisso da gestão municipal com a preservação do meio ambiente, na manhã desta sexta-feira (5), a prefeita em exercício do Recife, Isabella de Roldão, assinou dois decretos municipais que regulamentam os Planos de Manejo das Unidades de Conservação da Natureza (UCN) de Beberibe e Dois Irmãos. A medida é importante para definir as regras e restrições para a utilização desses espaços verdes.
“Os decretos que assinamos hoje são essenciais para a manutenção das nossas áreas verdes, da preservação do meio ambiente. A preservação da natureza é necessariamente a preservação da vida. A gente não existe sem ela”, comentou Isabella de Roldão. “Ontem, a gente teve a alegria de termos a assinatura do decreto que traz essa conexão dos animais com as pessoas, e hoje, a gente assina dois planos de manejo para duas áreas importantes na cidade do Recife. A região de Beberibe é uma área de preservação ambiental e é a maior que temos na cidade. A área de Dois Irmãos também é um dos espaços verdes mais valiosos do Recife e é importante lembrar que o documento regulamenta esses dois espaços específicos”, acrescentou.
O Plano de Manejo é um documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma Unidade de Conservação da Natureza (UCNs), se estabelece o seu zoneamento e normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais. A UCN Beberibe está localizada no bairro da Guabiraba. Possui uma área de 3.940,24 ha., com área complexa formada em sua maioria por floresta aberta (34,30%), seguida de floresta densa (31,57%). Há existência de moradias, comércios e instituições públicas. Já a UCN Dois Irmãos fica no bairro de Dois Irmãos. Possui uma área de 578,64 ha., com área complexa formada em sua maioria por floresta densa (70,46%), seguida de floresta inicial (10,88%). Há existência de moradias, comércios e instituições públicas.
Recife possui atualmente 25 Unidades de Conservação da Natureza, que juntas compõem 38% do território da cidade. As UCNs são áreas definidas por lei com o intuito de conservar suas características ambientais, protegendo rica biodiversidade e contribuindo para a manutenção dos serviços ambientais e ecossistêmicos. Esses serviços podem ser percebidos como benefícios destas áreas verdes à sociedade, como regulação de marés, sequestro de carbono, melhoria da qualidade do ar e provimento de alimentos. Além disso, as UCNs são espaços propícios para atividades de lazer, contemplação e educação ambiental. Todas as Unidades contribuem para a proteção do Bioma Mata Atlântica e seus ecossistemas associados da capital pernambucana.
Para nortear as ações de conservação dos recursos naturais das Unidades de Conservação da Natureza, a Prefeitura do Recife começou a desenvolver em março de 2018 os Planos de Manejo – documentos de gestão socioambiental das UCNs concebidos com uma proposta de metodologia inovadora e integrada. Visando garantir conservação ambiental e usos sustentáveis, os Planos de Manejo apresentam as características das Unidades, definindo sua categorização, zoneamento e estabelecendo programas, em harmonia com a população existente, incluindo fatores ambientais e socioeconômicos.
Até o momento, 21 Unidades de Conservação da Natureza já têm seus Planos de Manejo aprovados pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM), restando apenas os das Unidades de Conservação: APA Engenho Uchôa, UCN Estuário do Rio Capibaribe, UCN Orla Marítima e Parque Natural Municipal dos Manguezais Josué de Castro.
As 25 Unidades de Conservação da Natureza são:
- UCN Jordão
- Parque Natural dos Manguezais Josué de Castro
- ARIE Ilha do Zeca
- APA Campo do Jiquiá
- APA Engenho Uchôa
- UCN Mata do Barro
- APA Mata da Várzea
- UCN Beberibe
- UCN Sítio dos Pintos
10.APA Apipucos
- UC da Lagoa do Araçá
- UCN Orla Marítima
- UCN Estuário do Rio Capibaribe
- UCN São Miguel
- UCN Joana Bezerra
- UCN Tamandaré
- UCN Curado
- UCN Dois Unidos
- UCN Dois Irmãos
- UCN Mata das Nascentes
- UCN Iputinga
- UCN Sítio Grande
- APA das Capivaras
- UCN Matas do Curado
- UCN Caxangá