Primeira reunião pública do Movimento “Canaã É de Toritama” mobilizou moradores da Vila Canaã

By 12/10/2022 - 11:57Pernambuco

Na noite da terça-feira (11/10) os moradores da Vila Canaã e representantes comunitários compareceram em massa a primeira reunião pública do movimento ‘Canaã É de Toritama’. Encabeçado pelo prefeito de Toritama Edilson Tavares, o movimento propõe realizar uma reparação histórica, com a devolução dos limites territoriais originais de Toritama por Caruaru. Também pretende socorrer a população das condições precárias e de abandono do poder público. Atualmente com cerca de 10 mil habitantes, a Vila Canaã está sob a gestão do município de Caruaru.

Na reunião, o Prefeito Edilson Tavares explicou os fatos históricos:

“Em 29 de dezembro de 1953, a ALEPE – Assembleia Legislativa de Pernambuco definiu os limites territoriais de vários municípios do Agreste e também de Toritama, que originalmente tinha uma extensão territorial de 175 km², mas por uma ação política, naquela década, a cidade de Caruaru usurpou 150 km² sobre os limites de Toritama. Contrariando a Lei que foi estabelecida em Decreto, publicado no Diário Oficial de Pernambuco”.

A Vila Canaã está localizada às margens do Rio Capibaribe, ao lado do Centro de Toritama. A população vive em condições precárias. Abandonada pela gestão de Caruaru, faltam obras de infraestrutura, saneamento básico, pavimentação, transporte escolar, programas sociais e cuidados com a saúde pública da população, e altos índices de criminalidade.

“O povo da Vila Canaã não suporta tamanho abandono. Vamos agir e realizar uma série de reinvindicações, propor audiências públicas na Câmara de Vereadores e na ALEPE. Se Toritama reassumir a Vila Canaã eu garanto que, no primeiro ano vamos construir uma UBS, uma Escola Nova, realizar obras de pavimentação e disponibilizar viaturas de segurança 24 horas”, expressou, o prefeito Edilson Tavares.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.