Raquel Lyra e Rodrigo Pinheiro apresentam o “Caruaru: cidade em transformação”

By 30/03/2022 - 20:19Pernambuco
Foto: Janaína Pepeu

Evento teve como proposta mostrar o legado e o planejamento da gestão para o futuro

A Capital do Agreste tem passado por grandes transformações ao longo dos últimos cinco anos e três meses. A gestão municipal trouxe um novo cenário para a cidade e grandes possibilidades para os caruaruenses e público que depende dos serviços oferecidos no município. O evento “Caruaru: uma cidade em transformação”, apresentou um panorama de tudo o que foi feito pela gestão até o momento e as perspectivas do que será executado até 2024. Todo material será disponibilizado no site transformacao.caruaru.pe.gov.br.

Caruaru é uma cidade polo, que apesar de ter cerca de 400 mil habitantes, atende uma região com mais de 2 milhões de pessoas. De acordo com a Prefeita Raquel Lyra, todo trabalho realizado vai além dos milhares de caruaruenses. “É impossível trabalhar se limitando à população do município, já que muita gente precisa dos serviços que são ofertados na cidade. A assistência social é uma prova desse nosso comprometimento. Enquanto outras cidades reduziram os serviços para esse público que tanto precisa de atenção, até mesmo pela redução da verba enviada pelos governos Federal e Estadual, por aqui garantimos o que já tínhamos e criamos outras estratégias para a população necessitada”, explica.

Durante o encontro, um pacote de obras, ações e requalificações foi apresentado, nos mais diversos eixos. Entre os futuros projetos, destaque para a construção do Parque dos Artesãos e o Centro Cultural Mestre Galdino, assim como o projeto de mobilidade urbana do Alto do Moura. Também está previsto a requalificação do Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho, novos complexos de saúde e investimentos na prevenção da violência no município.

Na zona rural, as pavimentações das estradas de Pau Santo, Gonçalves Ferreira, Malhada de Pedras e Xicuru. Também serão construídas creches, escolas e quadras, além de requalificações em prédios já existentes. “Projetar o futuro só é possível quando a gente vê que o que foi feito até o presente tem alicerce seguro para construir projetos concretos. Hoje, nós podemos fazer isso sem medo. Ao longo desses cinco anos, muita coisa mudou em nossa cidade, nos mais diversos segmentos, como Educação, Infraestrutura, Saúde, Assistência Social, Economia”, reforçou o vice-prefeito Rodrigo Pinheiro, que ainda pontuou que muitos sonhos ainda serão realidades. “Podemos ousar e sonhar cada vez mais com o que vem por aí. Eu digo sonho, mas na verdade são realizações que já estão a caminho”, pontuou.

O urbanista Cláudio Marinho, Conselheiro do Porto Digital, também presente no encontro, apresentou uma provocação sobre o futuro de longo prazo para Caruaru. “Podemos ter uma visão de futuro, capaz de estimular e orientar o debate sobre a cidade na próxima década, que resgata as vocações históricas de Caruaru e aponta caminhos a serem seguidos nos próximos anos”, finalizou.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.