Recife começa a aplicar dose de reforço contra covid-19 nos idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da saúde da capital

By 01/10/2021 - 20:29outubro 5th, 2021Região Metropolitana do Recife


A partir das 20h desta sexta-feira (1º), os novos públicos já podem realizar agendamento no Conecta Recife. Para receber a dose, é preciso ter completado esquema vacinal há pelo menos seis meses

 

A dose de reforço segue avançando no Recife. O prefeito João Campos anunciou a abertura do agendamento da terceira dose para dois grupos a partir das 20h desta sexta-feira (1º), com aplicação já a partir deste sábado (2): os idosos com 60 anos ou mais e os trabalhadores da saúde. Para receber a dose adicional, é necessário que as pessoas que estejam nos grupos contemplados tenham tomado a segunda dose há seis meses ou mais. Até o momento, 2.896 pessoas com mais de 60 anos e 41.117 trabalhadores da saúde estão aptos para a vacinação com a terceira dose.

“A gente segue avançando na vacinação aqui no Recife. Com a chegada de novas doses, a gente abre dois grandes grupos para a dose de reforço. Todas as pessoas com 60 anos ou mais e todos os trabalhadores de saúde do Recife poderão ser vacinados. Lembrando que é necessário para tomar a dose de reforço ter tomado a segunda dose há pelo menos seis meses. Cumprindo esses dois critérios, é possível fazer o agendamento a partir de hoje às 20h, e a vacinação já começa a partir de amanhã em todos os nossos centros”, anunciou João Campos.

Assim como nas doses anteriores, é necessário realizar agendamento no site (http://conectarecife.recife.pe.gov.br) ou aplicativo do Conecta Recife. No dia escolhido para a vacinação, é preciso apresentar documento de identificação, além de um comprovante de que já completou o ciclo vacinal, para agilizar o atendimento. Serão aceitos tanto o cartão de vacinação como o Certificado Digital de Vacinação, disponível no Conecta Recife. Trabalhadores da saúde que tenham tomado as duas doses da vacina no Recife precisam apresentar o documento de identificação com foto e o cartão de vacina.

Como orienta o Ministério da Saúde, a dose de reforço será feita, preferencialmente, com o imunizante da Pfizer, independentemente da vacina aplicada na primeira e segunda doses. A combinação das vacinas é recomendada pelo órgão federal após estudos, aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), comprovarem que a resposta imunológica contra a covid-19 não é comprometida pela intercambialidade dos imunizantes.

A aplicação da dose de reforço, no Recife, teve início no dia 9 de setembro com a vacinação dos idosos com 60 anos ou mais que vivem em Instituições de Longa Permanência. Atualmente, também estão recebendo a dose adicional as pessoas a partir de 65 anos e pessoas imunossuprimidas. Nesse período, 20.805 pessoas desses grupos já foram vacinadas com a dose adicional.

A Prefeitura do Recife disponibiliza 26 locais de vacinação, que funcionam de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30. Desse total, 12 funcionam com salas de vacinação e 14 no esquema drive-thru.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.