Recife inicia vacinação contra covid-19 sem agendamento e aumentará em mais de 500% pontos de imunização

By 20/06/2022 - 19:18Pernambuco
Foto: Marlon Costa

A medida da Prefeitura do Recife é válida para as pessoas a partir de 12 anos. A cidade vai saltar de 27 para 172 locais disponíveis em toda a cidade até o final do mês. Apenas crianças entre 5 e 11 anos precisarão continuar agendando a imunização para melhor manejo de Pfizer pediátrica

A vacinação contra covid-19 na capital pernambucana agora será por demanda espontânea, ou seja, sem a necessidade de agendamento, nas Unidades de Saúde da Família (USF). Nas Policlínicas e Unidades Básicas Tradicionais, a vacinação segue acontecendo por agendamento. A medida da Prefeitura do Recife é válida para as pessoas a partir de 12 anos e tem o objetivo de ampliar e facilitar o acesso da população aos imunizantes. Além disso, a Secretaria de Saúde municipal está ampliando, gradualmente, até o fim deste mês, os pontos de vacinação, saltando de 27 para 172 locais – um aumento de 537%. Já a partir desta terça-feira (21), a rede de saúde ofertará 71 novos pontos de vacinação. As salas de vacina das USFs funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e a Secretaria de Saúde do Recife orienta que a população procure aquela mais próxima da sua residência. Confira a lista aqui (https://bit.ly/LocaisVacinacaoCovidRecife).

Por enquanto, devido à baixa quantidade de Pfizer pediátrica enviada pelo Ministério da Saúde, as crianças entre 5 e 11 anos precisarão continuar agendando a imunização em todos os locais. O Recife já aplicou mais de 4 milhões de vacinas anticovid, entre primeiras e segundas doses, além da primeira dose de reforço (terceira dose) e segunda dose adicional (quarta dose). Atualmente, a cidade tem 86,72% da sua população a partir de 12 anos com o esquema vacinal completo e 61,75% com ao menos um reforço. Já entre as crianças de 5 a 11 anos, 66,81% receberam pelo menos uma dose e 37,09% estão com o esquema completo.

Podem receber a primeira dose de reforço (terceira dose) as pessoas a partir de 12 anos que tomaram a segunda dose há, pelo menos, quatro meses. Já aquelas com 50 anos ou mais, imunossuprimidas, com o Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou maior a 40 e os trabalhadores da saúde que tomaram a primeira dose de reforço há, pelo menos, quatro meses, também podem receber a segunda dose adicional (quarta dose).

A vacinação sem agendamento se soma a outras estratégias previamente adotadas na capital para ampliar a cobertura vacinal contra a covid-19 na cidade. Desde agosto de 2021, a Secretaria vem intensificando a vacinação com ações itinerantes, sem agendamento, de busca ativa nas comunidades, em creches e escolas. A PCR também ofertou a vacinação em cinco shoppings da cidade e promoveu ações de estímulo como o Carro da Vacina, o Caldinho da Vacina e o Parquinho da Vacina.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.