Recife: Regulamentação do condutor de Turismo Criativo adiada para segunda

O Projeto de Lei 184/2020, que regulamenta a atividade de condutor de Turismo Criativo no Recife, vai ser votado na Câmara na próxima segunda-feira. O texto estava na pauta desta terça (15), mas por falta de quórum na sessão virtual acabou adiado para a semana que vem. O PL é de autoria do vereador Augusto Carreras (PSB), que ressalta o fomento às experiências turísticas e a geração de empregos na cidade com a aprovação.

“O crescimento do Turismo Criativo no Recife vai impulsionar a oferta de experiências turísticas de forma colaborativa e com a participação dos cidadãos. Além disso, a formação de condutores é ação proposta pela sociedade, inserida no Objetivo Estratégico número 3 do Plano de Turismo Criativo do Recife. Vai gerar qualificação e renda aos profissionais da área”, comentou Augusto Carreras.

O condutor de Turismo Criativo é categoria profissional já registrada pelo Governo Federal e, em Pernambuco, já regulamentada em Olinda e Fernando de Noronha. Considera-se Turismo Criativo a modalidade que oferece aos visitantes a chance de participar de cursos e experiências de aprendizado de manifestações, histórias, cutura etc, que são características do destino. De acordo com o projeto de lei que está em tramitação, o condutor é o profissional devidamente credenciado junto à Prefeitura do Recife para que seja responsável pela condução de grupos de visitantes por territórios onde existam iniciativas do chamado Turismo Criativo.

“Atualmente, existe uma carência de profissionais qualificados para atuar na condução de experiências de Turismo Criativo que, por sua vez, exigem o desenvolvimento de habilidades específicas relacionadas ao campo da inovação e da economia criativa. Com a regulamentação da atividade, haverá ampliação das oportunidades profissionais para o Guia de Turismo e de sua atuação no segmento do Turismo Criativo”, concluiu Augusto Carreras.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.