Santa Maria da Boa Vista faz mutirão para colocação gratuita de DIU em 260 mulheres

Em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista estará realizando, na próxima quinta-feira (11), um mutirão para colocação gratuita de DIU em 260 mulheres boavistanas, abrangendo sede e interior. A ação ocorrerá no Centro de Saúde e a previsão é que, em breve, novas vagas sejam disponibilizadas.

“Essa é mais uma ação do nosso governo para aprimorar o planejamento familiar das boavistanas. Estaremos com toda a equipe do município envolvida e, sem dúvida, o mutirão será um enorme sucesso. Esperamos abrir novas vagas em breve”, afirmou o prefeito George Duarte.

Vale destacar que o mutirão será coordenado pelo médico ginecologista Dr. Adriano Tavares. O profissional é extremamente capacitado, integrando, inclusive, a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde). Os médicos do município que fazem parte do programa Saúde da Família também estarão presentes, com o intuito de adquirir experiência e receber orientações sobre esse tipo de procedimento. A ideia é que os próximos mutirões sejam realizados integralmente pelos profissionais da cidade.

O DIU (Dispositivo Intrauterino) possui alta taxa de eficácia contraceptiva e baixos índices de efeitos colaterais, sendo um dos métodos anticoncepcionais mais seguros e utilizados no mundo. Porém, é preciso lembrar que ele não fornece proteção contra HIV ou outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Os únicos métodos que oferecem esse tipo de segurança são os métodos de barreira, a exemplo do preservativo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.