São Lourenço da Mata: Gestão Vinícius Labanca faz Festa de Agosto ganhar título de Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco

Do dia primeiro até 10 de Agosto, a Prefeitura de São Lourenço da Mata está realizando a maior Festa de Agosto de todos os tempos. O evento, que é o maior do município há tempos precisava de incentivo e investimento. Após dois anos sem festividades por conta da pandemia, a gestão do prefeito da cidade, Vinícius Labanca conseguiu, além de realizar a maior Festa de Agosto da história, tornar a comemoração Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco. Com isso, a Festa de Agosto receberá mais investimentos de órgãos de apoio e incentivo à cultura, e uma festa maior significa também mais geração de emprego e renda para o município, melhoria da economia e tantos outros benefícios. O título também equipara a tradicional Festa de Agosto à celebrações como o Carnaval da capital, o São João do Agreste e tantas outras festas grandiosas de nosso Estado.

“Esse título era dado apenas pelo governo federal, foi a primeira vez que o Conselho de Preservação do Patrimônio do Estado de Pernambuco concedeu esse título. E, agora, São Lourenço da Mata tem a sua comemoração mais tradicional conhecida e reconhecida nacionalmente e internacionalmente. Esse título tão importante é válido para as festas religiosa e profana. Estamos trabalhando muito em nossa gestão para deixar um legado em nossa cidade. É desenvolvimento que fazemos acontecer em todas as áreas e na cultura não ia ser diferente”, comemorou Labanca.

A tradicional Festa de Agosto é celebrada em alusão ao padroeiro São Lourenço Mártir. O resultado deste importante título foi anunciado em cerimônia festiva realizada nesta quinta-feira (04) na Arena de Pernambuco, após meses de um trabalho intenso por meio de pesquisas e elaboração de inventário e dossiê, envolvendo historiadores e pesquisadores. O reconhecimento consagra a força e a tradição de uma das maiores manifestações do Nordeste.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.