Secretária de Assistência Social e Juventude de Gravatá visita Centro Dia do Idoso em São Paulo e anuncia nova unidade para o CCI

By 27/09/2022 - 09:55Pernambuco

Viviane Facundes foi recebida pelo secretário de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, Carlos Bezerra Junior que apresentou os serviços voltados aos idosos na capital paulista

 

Entre os dias 22 e 23 de setembro, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude de Gravatá, Viviane Facundes, acompanhada da executiva, Viviane Sanjurjo, esteve no município de São Paulo, para ampliar o conhecimento, e uma visita in loco, no serviço de atendimento aos idosos, prestados pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) da capital paulista.

Na quinta-feira (22), elas foram recebidas na Secretaria de Assistência e Defesa Social, no gabinete do secretário, Carlos Bezerra Júnior. Na ocasião, foi apresentado o serviço já realizado em Gravatá, pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), para os idosos, por meio do Centro de Convivência do Idoso (CCI), que funciona no CAIC.

Entre a troca de experiências, foi possível compreender como é executado, custeado e financiado, assim como a estrutura física, de recursos humanos e capacidade de atendimentos.

Marta Damasceno, coordenadora de Proteção Social e Especial da SMADS apresentou todas as portarias, leis, decretos, normas técnicas e instruções normativas para a execução dos Núcleos de Convivência dos Idosos (NCI) e Centro Dia do Idosos (CDI). Também foi apresentado o funcionamento da ILPI – Instituição de Longa Permanência do Idoso.

Viviane Facundes destaca que “Em Gravatá oferecemos o atendimento aos idosos por meio do CCI, que realiza atividades, oficinas, momentos de lazer e convivência dos idosos e também o fortalecimento do vínculo deles com as famílias. Queremos melhorar esse serviço, e para isso, viemos conhecer de perto, o funcionamento de uma unidade que deu certo e serve de referência para nosso projeto. O prefeito Joselito Gomes nos deu essa missão de melhorar o serviço para os idosos e estamos em busca, logo em breve teremos novidades para os idosos de Gravatá”.

Na sexta-feira (23), a equipe da SMADS apresentou in loco um dos 32 CDIs de São Paulo, na ocasião, o Centro Dia do Idoso Bom Retiro – UNIBES, instituição que gerencia e executa o serviço em parceria com a Prefeitura de São Paulo.

Ao adentrarem ao CDI Bom Retiro, a gestora do CDI, Amanda Alves e a gestora de Serviço Social da União Brasileiro-Israelita do Bem Estar Social – UNIBES, Rachel Caatz, apresentaram toda estrutura e funcionamento da unidade. A técnica da SMADS, Juliana Gadini também acompanhou a equipe de Gravatá durante a visita.

Entre sala de estar, sala de jogos, cozinha, sala de terapia ocupacional, jardim e refeitório, Viviane Facundes e Viviane Sanjurjo também conheceram o salão destinado para eventos e oficinas de canto e dança.

Após a visita, as equipes dos dois municípios reconheceram a importância dessa troca de experiências para o fortalecimento e melhoria dos serviços de assistência social em especial, às pessoas idosas.

Viviane Facundes, que também é presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Gravatá, saiu da visita entusiasmada e anunciou uma nova unidade para o CCI. “Dentro do que for possível para melhorar o serviço, iremos em breve, implantar uma unidade exclusiva para o Centro de Convivência do Idoso em Gravatá. Atualmente eles compartilham o espaço no CAIC, mas iremos investir mais ainda para que eles possam usufruir o serviço em horário ampliado e com mais atividades e atrativos. Esse é o desejo do prefeito Joselito Gomes, que tem compromisso com as pessoas e eu acredito que estamos aqui com essa missão de mudar a vida das pessoas para melhor”.

Fotos: Rodolfo Lima (SECOM)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.