
A Secretária municipal de Saúde de Serra Talhada, Lisbeth Rosa Lima, anunciou, nesta quinta-feira (19), a retomada das cirurgias ortopédicas conveniadas com o Sistema Único de Saúde em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú.
A secretária explicou em entrevista à Rádio Vilabela FM que o convênio entre o hospital particular que realizava as cirurgias anteriormente e o Governo do Estado se encerrou há algumas semanas, gerando uma demanda alta de transferências de pacientes ortopédicos para outras regiões do estado.
Diante da situação, a secretária serra-talhadense solicitou que a situação fosse colocado em pauta no Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems/PE), sendo apresentada à secretária estadual de Saúde, Zilda do Rego Cavalcanti, que imediatamente atendeu à solicitação do município de Serra Talhada e autorizou a renovação do credenciamento do Hospital São Francisco para a realização de cirurgias ortopédicas da III Macrorregional de Saúde.
“A gente conseguiu mais um feito para Serra Talhada e para a terceira macrorregional de saúde. Discutimos com a secretária estadual de Saúde e mostramos a demanda grande que a gente está tendo e sofrendo, com as transferências de casos de ortopedia, e solicitamos o retorno imediato da rede conveniada, no caso o Hospital São Vicente”, explicou Lisbeth.
Segunda a secretária, a notícia boa é que o convênio já deverá ser assinado nos próximos dias, evitando as transferências de pacientes para outros centros. “O convênio deve ser assinado nos próximos dias e consequentemente a gente retorna com as cirurgias, evitando as transferências”, disse.