Secretaria de Saúde da Vitória lança plantão psicológico para pessoas afetadas pela Covid-19

By 17/05/2021 - 17:52Mata Sul
Foto: TIAGO ACIOLI/Divulgação PCVSA

Desde esta segunda-feira (17/05), começa a funcionar o serviço de plantão psicológico para pessoas afetadas pela Covid-19. A ação faz parte do programa Ressignificando Vidas, que consiste em uma série de medidas para cuidar da saúde mental do público que teve a vida afetada pela pandemia, e é estruturado pela Secretaria de Saúde da Vitória de Santo Antão.

Podem ser atendidos pelo plantão psicológico a população acometida pelo Coronavírus, familiares que perderam os parentes para a doença e profissionais de saúde. Para adultos, o atendimento será realizado no Núcleo de Atenção à Saúde Mental (NASM), localizado na Rua Imperial, no Centro, e para menores de 18 anos, na Policlínica da Criança na Rua Demócrito Cavalcante, no Livramento, das 7h às 16h.

Já os usuários com sintomas da Covid, serão acolhidos remotamente, através de consultas onlines, encaminhados pela central de monitoramento da COVID-19 ou pelas UBS.

A coordenadora de Saúde Mental do município, Renata Mariana, explica que, durante o plantão, os profissionais irão promover a escuta aos usuários. “Essetrabalho tem a perspectiva de amenizar os impactos emocionais, psíquicos e sociais causados pela pandemia, além de possibilitar um espaço de cuidado e linhas terapêuticas para amparar a população”.

Além dos plantões e atendimentos psicológicos, o programa também prevê outras ações, como projetos de educação em saúde nas unidades básicas e nos centros de referências especializados em saúde mental para incentivar os cuidados psicossociais, educação permanente com equipe da Central de Monitoramento de Caso da Covid-19 para escuta qualificada dos pacientes, capacitação para equipe de psicologia e suporte para as família e usuários do Centro de Assistência Psicossocial (CAPS) que foram acometidos pelo Coronavírus.

“A pandemia vem provocando não apenas problemas físicos, mas também mentais. Então, precisamos dar suporte as essas pessoas que tiveram suas vidas diretamente impactadas pela Covid-19, sejam elas pacientes que tiveram a doença, familiares que perderam seus parentes ou profissionais de saúde que são submetidas a uma rotina desgastante de uma pandemia. Acolhendo esse público poderemos contribuir para a saúde de cada um de uma maneira global”, pontua o secretário de Saúde, Eudes Lorena.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.