Secretaria de Saúde de Lagoa Grande recebe os testes para o Coronavírus

By 21/04/2020 - 17:41BlogFalaPE

A Prefeitura Municipal de Lagoa Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu o quantitativo de 120 (cento e vinte) kits de testes rápidos para o Novo Coronavírus, sendo que 100 (cem) foram adquiridos pela própria Prefeitura e 20 (vinte) chegou através do Ministério da Saúde. 

Os testes serão utilizados com os profissionais de saúde e em pacientes que já se encontram em monitoramento da síndrome gripal pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A testagem será direcionada para grupos de maior risco de contaminação. Dentro desse perfil estão os profissionais de saúde com algum sintoma da doença, como tosse ou febre, e que estão na linha de frente do combate ao Coronavírus. Esses testes também serão aplicados em pacientes com sintomas leves e ou moderados já identificados pela Secretaria de Saúde e outros casos em monitoramento na cidade. Para evitar falsos resultados negativos, o procedimento ainda será realizado a partir do 10° dia de sintomas de cada paciente, já que a precisão do teste aumenta com o decorrer do tempo.

O método de testagem é rápido e prático, similar a um teste de glicemia. O paciente tem o sangue coletado com uma picada no dedo. Após 10 minutos, o resultado já fica pronto. Caso o teste indique positivo, o paciente será imediatamente orientado para isolamento e acompanhamento médico. Esse mesmo diagnóstico será encaminhado para uma contraprova na Secretaria Estadual de Saúde. Os testes serão utilizados conforme a prescrição médica, seguindo as orientações do Ministérios da Saúde.

“Os kits de testes rápidos são importantes para poder ajudar o monitoramento e planejamento do trabalho de prevenção. Quando você diagnostica logo cedo, evita que o caso se agrave porque a equipe de saúde já monitora desde o início o paciente”, afirma a Secretária Municipal de Saúde Samara Martins. 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.