Secretaria Municipal de Saúde realiza atendimento na Cadeia Pública de Gravatá

By 22/04/2021 - 22:20Agreste Central

Equipes da Atenção Primária em Saúde e de Saúde Bucal realizaram triagem com presos e profissionais que trabalham no local

Agentes de segurança que trabalham na Cadeia Pública de Gravatá e 21 presos receberam atendimento médico e odontológico, nesta quinta-feira (22), na própria instituição.

O cuidado foi promovido pela Secretaria de Saúde de Gravatá e, a partir de agora, o atendimento será realizado entre uma e duas vezes por mês.

Acompanharam esse primeiro momento a secretária municipal de Assistência Social, Viviane Facundes,  o secretário de Defesa Civil e Segurança de Gravatá, major Gilmar Oliveira, e o juiz Severiano Antunes.

O coordenador da Cadeia Pública de Gravatá, Jeová Júnior, destacou que “eu queria dizer o quanto foi importante a atual gestão ter essa preocupação, pois já estávamos pedindo esse tipo de atendimento há vários anos. Por conta da própria pandemia não temos condições de encaminhar os presos para hospitais e a estrutura física da cadeia é precária quanto a isso.  Então a prefeitura realizando esse serviço aqui, de forma mensal, facilita bastante. Evita que eles fiquem doentes e protege também os profissionais daqui porque fazemos parte desse ambiente”.        

O coordenador de Atenção Primária em Saúde de Gravatá, Jairo Teixeira, explicou que “fizemos uma agenda anual de atendimento aqui na cadeia pública, que contempla ações mensais, tanto por equipe médica, quanto triagem odontológica, testagem para COVID-19, tuberculose e hanseníase, uma assistência que foi uma solicitação do responsável pela instituição que  até então não era realizada com uma rotina que se espera. Essas pessoas são responsabilidade do município e devemos atendê-las e dar suporte em todas as suas particularidades”, explicou o coordenador.

A coordenadora de Saúde Bucal de Gravatá, Patrícia Nogueira, disse que “os atendimentos aqui na cadeia pararam por causa da pandemia. Estamos retomando agora e já temos o cronograma de atendimento definido e hoje foi realizada uma triagem para avaliação geral de todos. Após isso, faremos o atendimento dos casos de urgência”. 

O prefeito padre Joselito Gomes reforça que “esta ação está tendo início hoje e será feita com mais frequência, até porque é importante que num ambiente assim haja um cuidado para que todos que aqui estão desfrutem de saúde, porque o mais importante é preservar a vida. Um ambiente que proporcione o cuidado com a saúde torna-se uma prioridade numa realidade como a cadeia pública. É assim que a nossa gestão trabalha: com compromisso com as pessoas”. 

Foto: Nilson Silva (SECOM)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.