Secretário de Desenvolvimento Social afirma que crescimento da fome em Pernambuco é culpa do governo federal

By 21/08/2022 - 18:57Pernambuco

O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, Edilazio Wanderley (PT), criticou as políticas públicas ofertadas pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com o gestor, a União é a maior responsável pelo crescimento da fome no país. Ele concedeu entrevista ao programa Cidade em Foco, da Rede Pernambuco de Rádios em seu gabinete, no Recife.

Edilazio enfatizou que Pernambuco “não é uma ilha” e que os impactos sociais acabam repercutindo também no estado. “Se o Brasil está vivendo maus momentos sociais, devo dizer que a maior contribuição para esse mau é o desgoverno federal que tem cortado cerca de 70% dos recursos na área social. Ele tem acabado com políticas públicas importantíssimas para o desenvolvimento, não apenas social, mas econômico também. Esses são fatores que acabam trazendo a situação de vulnerabilidade para o nosso povo. Pernambuco não é uma ilha e está sofrendo com tudo isso que acontece no Brasil”, completou.

Para minimizar os impactos da fome em Pernambuco, o secretário destacou a expansão do programa Cozinha Comunitária. Segundo Edilazio, quando ele assumiu a pasta, em 3 de maio deste ano, 93 cidades contavam com o programa. Atualmente, o projeto foi ofertado para todos os 184 municípios, sendo investido um montante de R$ 30 milhões somente em 2022.

O secretário também falou sobre as chuvas que atingiram o estado no início e meio do ano. “Tivemos uma bravata do presidente da República que sobrevoou por 15 minutos as áreas atingidas, pegou o avião e voltou para almoçar em Brasília. Ainda saiu daqui dizendo que iria conceder R$ 1 bilhão aos municípios, coisa que até agora nós não vimos. Diferente desse presidente que não tem nenhuma responsabilidade com o povo, o Governo do Estado tem dado todo o suporte aos atingidos pelas chuvas”, falou Edilazio.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.