Secti realiza Workshop para apresentar resultados do Lócus da Inovação

By 13/06/2022 - 15:34Pernambuco

Serão apresentados os resultados dos 15 Lócus aprovados na seleção do 1º Edital do Programa que investiu, até o momento, R$ 1,5 milhão na promoção do desenvolvimento científico e tecnológico de nove regiões de desenvolvimento

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco – Secti e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco – Facepe vão realizar, nesta quarta-feira (15/06), o 1º Workshop do Programa Lócus da Inovação. O encontro ocorrerá, a partir das 9h, no auditório do Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas – Parqtel, localizado na Av. Ministro Mario Andreaza S/N – Várzea, Recife/PE. Serão apresentados os resultados dos 15 Lócus aprovados na seleção do 1º Edital do Programa, assim como o anúncio dos novos Lócus credenciados no edital de 2022. O Governo de Pernambuco já investiu, até o momento, R$ 1,5 milhão na promoção do desenvolvimento científico e tecnológico de nove regiões de desenvolvimento. O programa vem beneficiando os setores automotivo; agronegócios; laticínios; gesso; confecções; comércio, serviços e turismo; metal-mecânica; tecnologia da informação e comunicação; eletroeletrônicos; saúde; e energia renovável.

O Programa Lócus de Inovação consiste numa política pública de fomento à criação de ambientes de caráter territorial e setorial que alcança as doze regiões de desenvolvimento de Pernambuco alinhados com as vocações econômicas de cada uma delas. Cada ambiente de inovação com um pesquisador mentor, responsável pela coordenação e articulação do ambiente de inovação credenciado, que deverá promover as ações do plano de ação bienal, promovendo atividades de integração, formação e pesquisa e desenvolvimento em parceria com as empresas locais.

O gestor do Programa Lócus da Inovação, Alexandre Maciel, destacou que a estratégia do programa é a mais apropriada, uma vez que faz uma ponte entre a cadeia produtiva da região e sua capacidade de gerar inovação. “O processo de criação desses ambientes se deu de forma colaborativa por meio das parcerias entre a academia e o mercado”, enfatizou.

“A Secti conseguiu através do Programa Lócus de Inovação criar uma grande rede de apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico em todas as regiões do estado. Por meio dos Lócus as demandas e soluções partem diretamente de quem vive os desafios de inovar”, completou o gestor.

Maciel explicou ainda o processo seletivo desses Lócus. “O processo de seleção se deu por meio de edital Facepe e foram escolhidos 15 ambientes. Isso mostra a necessidade de cada vez mais interiorizar e descentralizar as ações de inovação e suporte às cadeias produtivas do Estado”, finalizou.

Programação – Workshop Programa Lócus da Inovação

09h – Abertura: Composição da Mesa

09:30 – Apresentação do Parqtel e Programa Lócus da Inovação

09:45 – Apresentação consultoria Parqtel 

10:00 – Apresentação dos resultados Lócus, dos novos credenciados, do edital de Apoio e Visitas aos ambientes 

10:10 (CETAG)

10:25 (Agritech)

10:40 (Inovação em Saúde – Petrolina)

10:55 (Renovável Sertão)

11:10 (Innovation Lab)

11:25 (Pescado 4.0)

11:40 (Sertão Central)

Intervalo do almoço

14:00 (Smart City)

14:15 (Confecções 4.0)

14:30 (Automotivo-PE)

14:45 (Projeta.ai)

15:00 (Saúde Recife)

15:15 (Metal-Mecânica)

15:30 (Vulnerabilidade Social – TIC)

15:45 (Inovatel)

16:00 – Encerramento

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.