Sem mortes, Prefeito do Cabo avalia as ocorrências ao trabalho de prevenção

By 30/05/2022 - 18:38Pernambuco

Na manhã do último sábado (28), a Prefeitura do Cabo De Santo Agostinho decretou oficialmente Estado de Calamidade Pública, por meio do decreto 2.205, em decorrências das fortes chuvas que atingem o município e demais localidades da Região Metropolitana do Recife, desde a última segunda-feira (23). Na última semana, choveu um volume equivalente a 800 mm, a maior quantidade em anos.

Vale ressaltar que o município não registrou nenhuma morte provocada pelas fortes chuvas, tal resultado é fruto da “Operação Inverno”, que foi iniciada no do mês de janeiro, nos últimos meses. A gestão municipal vem realizando ações de prevenção; já foram aplicadas cerca de 800 metros quadrados de lonas de contenção, em barreiras e encostas, consideradas como áreas de risco no município. Ao todo, totalizando cerca de 112 mil metrôs quadrados de lona. Também, foram construídos muros de arrimo. Diariamente, equipes da Secretaria de Regionais estão nas ruas de todo município, fazendo a desobstrução e a limpeza de canais e canaletas, remoção de resíduos em canais da cidade, de dejetos de barreiras, coleta de lixos – para evitar o entupimento de bueiros e canaletas – e vários outros serviços. Após as fortes chuvas da última semana, os serviços se intensificaram; todas as equipes da Defesa Civil Municipal, secretarias e demais órgãos públicos estão nas ruas e nos abrigos municipais provisórios, dando assistência, apoio e suporte às famílias e aos cabenses afetados.

Balanço 30/05:

Charneca – 01
Centro do Cabo – 01
Praias – 03
Bela Vista – 03
COHAB – 03
B. São Francisco – 08
Destilaria – 02
Alto do Cruzeiro – 01
Ponte dos Carvalhos – 03
Sapucaia – 01

Doações como alimentação, itens de higiene pessoal, roupas e colchões estão sendo repassados às famílias desabrigadas. Os polos de arrecadação e distribuição são os abrigos municipais provisórios disponibilizados pela prefeitura, localizados nas escolas José Clarindo, Manoel Davi, Prª Vicência da Conceição (em Ponte dos Carvalhos), Pref. Eronides Soares (em Pontezinha) e Maria Thamar Leite da Fonseca (em Gaibu).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.