Semana Municipal do Bebê 2022: Prefeitura de Gravatá demonstra responsabilidade com a primeira infância gravataense

By 05/12/2022 - 12:43Agreste Central

Solenidade de abertura mostra as atividades que se estenderão até a próxima sexta-feira (09) e o empenho da gestão do prefeito Joselito Gomes

Nesta segunda-feira (05), o prefeito Joselito Gomes participou da solenidade de abertura da Semana Municipal do Bebê 2022, com o tema “Compromisso com a Primeira Infância: os cuidados integrais com a saúde, educação e proteção das crianças nos primeiros anos de vida”, no auditório da Secretaria de Saúde.

Uma semana feliz e oportuna para o município de Gravatá, promovida pelas Secretarias de Assistência Social e Juventude, de Saúde, de Educação e pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (COMDICA).

Além do evento iniciado com esta solenidade, teremos atividades diversas que abordarão: amamentação, aleitamento materno exclusivo, alimentação saudável, introdução alimentar, bem como ações voltadas à retirada de registros de nascimento, à motivação e atualização da vacina e estimulação precoce de crianças com deficiência.

Todas essas atividades não apenas coroam a Semana Municipal do Bebê 2022, mas serão continuadas pelo belo trabalho já desenvolvido pelas secretarias com total apoio e incentivo do prefeito Joselito Gomes. É importante frisar que esse conjunto de ações é importante para certificação da UNICEF, pela qual o município de Gravatá concorre.

A secretária de Educação, Ninha Professora, comentou sobre conhecimento agregado na área de educação: “Estamos numa semana especial, que é a Semana do Bebê, e a Secretaria de Educação não podia estar de fora e nós estaremos, essa semana, com palestra na creche do Caic e creche Tia Ceiça, ensinando as mães e mostrando a importância da alimentação saudável para as crianças e do aleitamento materno. Não seria diferente o cuidado com as pessoas, o compromisso com as pessoas do nosso governo e essa semana será muito importante para educação também”.

Já o secretário de Saúde, Laércio Lemos, prioriza a responsabilidade do prefeito em dar prioridade à Semana do Bebê: “O prefeito, chegando aqui para fazer a abertura, ele está passando a mensagem para todas as pessoas que compõem a equipe da Prefeitura Municipal de Gravatá, da importância que é o trabalho com a Primeira Infância do município de Gravatá. Tanto no benefício da busca de reconhecimento via Selo Unicef, como pelo próprio trabalho em si da ação junto com as crianças. Então, essa é a mensagem forte que o prefeito passa para toda a sua equipe e população de Gravatá: que existe uma prioridade muito grande para tratar da primeira infância”.

Viviane Salgado, secretária executiva de Assistência Social e Juventude, fala sobre a importância da execução da secretaria nessa ação: “A Secretaria de Assistência Social e Juventude de Gravatá está imbuída, nesse momento, da Semana do Bebê para que a gente possa fortalecer a primeira infância no município de Gravatá. Já desenvolvemos algumas ações em parceria com a Secretaria de Saúde e Educação, junto com o Programa Criança Feliz e todas as equipes do CRAS do nosso município”.

O Prefeito Joselito Gomes comenta sobre o cuidado com a primeira infância do município de Gravatá: “Hoje, aqui na Secretaria Municipal de Saúde, estamos dando início à Semana Municipal do Bebê. As Secretarias de Saúde, de Educação e de Assistência Social, através de programas como o Mãe Coruja, Criança Feliz, Nuca, através de todo um esforço que está sendo feito para que nossas crianças estejam em dia com seu ciclo vacinal, alimentação, aleitamento materno, ou seja, o cuidado que deve ter com a mãe e também com o filho. É esse esforço que a gestão vem fazendo, porque nosso compromisso é com as pessoas”.

Em seguida, Drª Marcella Caroline, gerente de Políticas e Programas da Atenção Básica do Município de Caruaru/PE, realizou uma palestra que abordou tema central desta Semana Municipal do Bebê 2022 com o saber “Compromisso com a primeira infância: os cuidados com a saúde, educação e proteção das crianças nos primeiros anos de vida”.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.