Suape apresenta programas de inovação e de sustentabilidade no Nordeste Export 2022

By 25/04/2022 - 10:28Pernambuco

O evento reunirá as principais lideranças do setor portuário para debater investimentos no transporte ferroviário e a redução de custos por meio de iniciativas verdes, entre outros temas relevantes

O Complexo Industrial Portuário de Suape se junta às principais lideranças ligadas à logística e infraestrutura portuária da região e do País no Fórum Regional Nordeste Export 2022, que acontece nesta segunda (25) e terça-feira (26), em Salvador, capital baiana. O evento, organizado pelo Brasil Export, terá formato híbrido. A participação presencial será limitada aos palestrantes, conselheiros, patrocinadores e autoridades convidadas. O público em geral poderá acompanhar os debates, gratuitamente, pela web.

Destaque na programação, o Porto de Suape participará do painel “Revolução energética e iniciativas verdes e seus benefícios na redução de custos”, às 14h de terça (26). O diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da estatal portuária, Carlos Cavalcanti, será um dos palestrantes. O diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão; o diretor de Desenvolvimento de Negócios, Luiz Barros; e o gerente de Inovação, André Lenon Silva, integram a comitiva do atracadouro pernambucano.

Na ocasião, serão abordadas questões como a agenda ESG (sigla em inglês para governança social, ambiental e corporativa) e sua colaboração para garantir maior sustentabilidade no atendimento às demandas da sociedade e os desafios enfrentados pelo setor para atender aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), como a construção de embarcações que possam receber combustíveis renováveis, entre outros temas.

O programa de inovação da empresa também será destaque no evento com a apresentação do App Suape, lançado em janeiro deste ano, pelo gerente de Inovação, André Lenon Silva. O aplicativo reúne informações sobre tráfego marítimo, operações portuárias, relação das empresas instaladas no território, notícias da estatal e uma gama de outros elementos. Além de todas as informações do porto em tempo real, disponibiliza dados dos projetos socioambientais da estatal, desenvolvidos sob a ótica das boas práticas ESG.

A abertura do Fórum Nordeste Export contará a participação do ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, que conduzirá a primeira palestra do evento. Estão programadas, ainda, visitas ao Senai Cimatec, Tecon Salvador, Intermarítima e ao Hub de Inovação no Terminal de Passageiros do Porto de Salvador.

No Nordeste Export, serão debatidos os seguintes temas: “Os investimentos no transporte ferroviário como fator de desenvolvimento econômico”, “As cadeias de valor e os desafios estruturais para o transporte de cargas na região”; “O aperfeiçoamento das conexões multimodais com os portos e soluções logísticas inovadoras”; e “A importância da região Nordeste no contexto Brasil Export e Portugal Export”. O encerramento será marcado pela leitura da “Carta de Compromisso em Ano Eleitoral”, pelo presidente do conselho, Aluísio Sobreira, e o anúncio da sede do Nordeste Export 2023. O evento pode ser acompanhado no link https://www.youpro.live/webinar/nordeste-export-2022.

SOBRE O FÓRUM

O Nordeste Export é uma realização do Brasil Export – Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária, de caráter permanente, multissetorial e agregador, e que organiza dinâmicas para promoção do diálogo entre os diferentes agentes envolvidos com as operações portuárias, de logística e de infraestrutura. O Brasil Export e seus organismos regionais contam com mais de 250 conselheiros e profissionais que atuam no setor privado, em entidades representativas e no poder público.

Desde 2020, as edições regionais são organizadas com o objetivo de debater temas essenciais para o segmento e promover visitas técnicas a portos, terminais multimodais, centros de distribuição e unidades de produção. São elas: Norte Export, Nordeste Export, Centro-Oeste Export, Sudeste Export, Sul Export, culminando com o evento nacional Brasil Export, que ocorrerá em Brasília (em outubro), última etapa dos fóruns.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.