Suape e UFRPE firmam parceria para desenvolvimentode projetos acadêmicos na área ambiental

O encerramento da programação da Semana do Meio Ambiente no Porto de Suape foi marcado, nesta sexta-feira (11), com a assinatura de um protocolo de intenções com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Com o documento, as duas instituições poderão desenvolver um conjunto de projetos acadêmicos de ensino, extensão, pesquisa, desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação. A parceria fomentará ações e projetos integradores voltados para a área ambiental, assim como soluções tecnológicas para o Complexo de Suape.
O protocolo foi assinado durante reunião on-line, que contou com a presença do diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão; do diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da estatal, Carlos Cavalcanti; do reitor da UFRPE, Marcelo Brito Carneiro Leão; entre outros diretores e colaboradores de Suape e profissionais ligados à universidade.
A parceria faz parte do Programa Suape Sustentável, que agrupa projetos acadêmicos relacionados à engenharia e tecnologia ambiental, biotecnologia, agrotecnologia, empreendedorismo e responsabilidade social. “Com a chegada dessa ferramenta, Suape se coloca como um centro de conexões e soluções no setor ambiental e se aproxima, mais uma vez, de projetos acadêmicos, enriquecendo ainda mais as pesquisas e a educação superior em Pernambuco”, afirma o diretor-presidente da estatal portuária, Roberto Gusmão.
“A parceria visa a fazer uma integração, ampliar as ações dos projetos de pesquisa da universidade, ampliar as ações do Porto de Suape. E isso é a ideia da tríplice hélice ou da hélice quádrupla, em que você envolve academia, outras instituições, setor produtivo, organizações sociais. É essa proposta que está muito no DNA da UFRPE por meio do Instituto Ipê”, salienta o reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão.
MEGAMAR
Além da parceria com a UFRPE, Suape assinou contrato com a Fundação Apolônio Salles (Fadurpe) para o desenvolvimento do projeto Megamar, que tem a intenção de avaliar a diversidade e abundância relativa da megafauna presente no ecossistema marinho de Suape. Na última quinta-feira (10), o professor e pesquisador José Carlos Pacheco, da UFRPE, apresentou para os colaboradores da empresa toda a estrutura da pesquisa. “Essa iniciativa é uma parceria com o Porto de Suape e contempla, entre outras atividades, educação ambiental e pesquisas sobre a megafauna marinha”, destaca o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Cavalcanti. O projeto Megamar tinha como principal desenvolvedor o professor Fábio Hazin, que faleceu no último dia 7 em decorrência da covid-19.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.