Trabalhadores informais do Ipojuca recebem a 8ª parcela do BEM e servidores têm 2ª parcela do 13º adiantada

A Prefeitura do Ipojuca liberou nesta sexta-feira (11) a 8ª e última parcela do Benefício Eventual Municipal (BEM) concedido aos trabalhadores informais que vivem do turismo e que possuem cadastro na gestão. Além do Governo Federal, Ipojuca foi o único município de Pernambuco que concedeu o auxílio emergencial (R$500) durante a pandemia. Os servidores municipais também passarão o fim de semana com dinheiro na conta. A 2ª parcela do 13º que estava prevista para o dia 17 foi antecipada.

“Nós sabemos que, durante 8 meses, garantimos o sustento de pelo menos 4mil trabalhadores informais, como ambulantes, barraqueiros, jangadeiros, bugueiros, que ficaram impedidos de trabalhar por conta do Covid-19. Para isto, cortamos 10% dos salários dos secretários e de alguns cargos comissionados e 30% do meu. Não tínhamos fôlego de arrecadação neste período para fazermos de outra forma. Foi uma decisão de gestão e feita de forma colegiada” explicou a prefeita do Ipojuca Célia Sales. É em Ipojuca que se localiza o balneário de Porto de Galinhas, que é o maior destino turístico de Pernambuco e um dos 10 do Brasil. Cerca de 25 mil pessoas vivem do turismo de forma direta e indireta.

De acordo com o secretário de Administração do Ipojuca, Alexandre Cardoso, aos poucos a arrecadação do município está voltando, por isso a oportunidade de antecipação de alguns pagamentos. “A gestão da prefeita Celia Sales tem o compromisso de, sempre que possível, antecipar os salários antes das datas previstas. Entendemos que se temos o suficiente para pagar aos servidores por que segurar? Sabemos que as pessoas precisam e gostamos de honrar quem faz a gestão”, afirmou o secretário. Além do BEM e do adiantamento da 2ª parcela do 13º salário, os auxílios moradia e doença (de R$200 cada) também foram antecipados pela secretaria de Assistência Social, do dia 20 para esta sexta (11).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.