Transporte público: Centro de Monitoramento será inaugurado nesta sexta-feira

By 27/04/2022 - 16:03Pernambuco

Os usuários do transporte público na Região Metropolitana do Recife passarão a contar com um sistema de controle e monitoramento dos terminais integrados de passageiros que trará mais segurança e facilitará a gestão dos equipamentos. Será inaugurado nesta sexta-feira (29) o Centro de Controle Operacional – CORE da Nova Mobi PE, concessionária que administra os 26 terminais e 44 estações de BRT da RMR. O espaço, que funcionará no Terminal Integrado da Cidade Universitária, conta com sala de controle, sala de monitoramento, sala de reunião, datacenter e sala técnica.

A instalação do centro está prevista no contrato de concessão assinado pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Grande Recife Consórcio e a Nova Mobi PE por meio de Parceria Público Privada firmada em dezembro de 2021.

O centro representa o núcleo de inteligência integrada para os terminais e estações que a Nova Mobi PE administra. Na sala de controle serão observados os sistemas de vídeomonitoramento capazes de identificar comportamentos do usuário fora do padrão como invasão. Por ser dotado de aprendizado da máquina, todas as cenas são analisadas e rastreadas pelo sistema e a detecção de comportamentos ocorrerá de forma mais rápida, onde o sistema sinalizará para o operador as cenas que requerem atenção e se necessário medida de correção.

O CORE unifica todos os fluxos de dados gerados nos terminais apresentando-os aos operadores de forma otimizada e com prioridades, o que garante que ocorrências mais críticas recebam a preferência adequada e sejam respondidas de forma muito mais veloz. Além de melhorar a segurança dos usuários, o centro de monitoramento também é capaz de realizar o controle automatizado do perímetro, verificar a qualidade do ar, fazer a gestão da rede wi-fi gratuita e controle de acesso.

BALANÇO – Nos cem primeiros dias de gestão, a Nova Mobi PE concentrou esforços em ações emergenciais nos terminais integrados e estações do BRT que possibilitassem a melhoria imediata da prestação do serviço sem necessitar realizar uma interrupção nas rotinas dos equipamentos. Neste período, foram recuperadas e entregues as estações BRT Treze de Maio, Araripina e Santa Casa de Misericórdia, todas no corredor Norte/Sul, além das estações Areinha, Riacho do Cavouco e Parque do Cordeiro no corredor Leste/Oeste. Teve início o trabalho de recuperação das estações Bultrins, Jupirá, São Salvador do Mundo, Presidente Kennedy e Matias de Albuquerque (corredor Norte/Sul) e Padre Cícero, Zumbi e Parque do Caiara (corredor Leste/Oeste) com entrega prevista para maio.

Nas estações foram realizados serviços de conserto das portas automáticas, substituição de vidros e esquadrias danificadas, substituição de piso em chapa de alumínio por piso de alta resistência, recuperação e limpeza de forro, recuperação de revestimentos em geral, revisão de coberta, recuperação de instalações elétrica, pintura de estrutura metálica, paredes e forros.

Também foram desenvolvidos projetos executivos de arquitetura e comunicação visual para requalificação dos terminais Joana Bezerra, Xambá, Caxangá, Macaxeira, PE15, Pelópidas Silveira e Camaragibe. Obras emergenciais estão em andamento nos TI’s Joana Bezerra, Xambá, Caxangá e Camaragibe, que recebem intervenções de impermeabilização de lajes com manta asfáltica, drenagem de águas pluviais das lajes, recuperação estrutural de pilares, demolição e recomposição de massa única das alvenarias de platibandas, recuperação de gradis e portões, recuperação de bancos de concreto, pintura de paredes, tetos, organizadores de fila, gradis e portões, recuperação de galeria de drenagem, recuperação de pavimentação em placas de concreto com a utilização de CBUQ, reforma geral nos banheiros, áreas administrativas e comerciais, implantação de novo paisagismo e nova comunicação visual. A previsão é de que este serviço esteja concluído até junho deste ano.

Inauguração do CORE – Centro de Controle Operacional
Dia 29 de abril, às 10h.
Local: Terminal Integrado da Cidade Universitária

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.