Vereadora por três mandatos em Serra Talhada, Vera Gama tem na sua vida uma trajetória ligada à luta pela violência contra a mulher

By 19/07/2021 - 14:16Sertão do Pajeú

Atualmente, a secretária-executiva da mulher no município de Serra Talhada no sertão do pajeú é a vereadora Vera Gama. Eleita pela primeira vez sendo a mais votada do município em 2008, Vera Gama começou desse momento a travar uma luta interminável, a de alcançar a delegacia da mulher no município. Vera Gama, que já foi sacoleira (trabalhava vendendo roupas) relata que toda mulher deve ter sua independência, ser dona de si, cuidar dela e dos seus filhos. Vera conta que, desde 2010, luta para a instauração da delegacia da mulher no município, indo falar com o então governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Do Palácio do Campo das Princesas até a câmara municipal de Serra Talhada, a casa Joaquim de Souza Melo, ela tem se esforçado dia e noite para trazer esse benefício que iria ajudar a vida de muitas mulheres vítimas de agressão dentro do município, dessa forma, não só mulheres de Serra Talhada, como também do Sertão do pajeú inteiro, visto que a cidade abarca um território de mais de 300mil habitantes fazendo fronteira com outros municípios que dependem de Serra Talhada em diversas searas, como saúde e educação.

Se a delegacia estivesse em funcionamento, dependeria da segurança pública o acolhimento social de tantas mulheres em situação de vulnerabilidade. No cargo de secretária-executiva da mulher na Secretaria de Assistência Social, ela que tirou 872 votos nas eleições de 2020, conta que os desafios não acabaram, todos os dias recebem mulheres vítimas de algum tipo de agressão e também realiza ações para proteção da mulher. Nesse sentido, Vera Gama ainda ressalta que a luta não acabou e apela para a secretaria de defesa social de Pernambuco e para o governador Paulo Câmara para que sejam atendidos os anseios de tantas mulheres expostas a agressão.

1 Comcentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.