Vice-prefeita Isabella de Roldão representa o Recife no maior evento global sobre cidades inteligentes, que ocorre esta semana na Espanha

Coordenadora de Relações Internacionais da Prefeitura do Recife, Isabella integra a comitiva da Frente Nacional de Prefeitos no Smart City Expo World Congress, em Barcelona

Após uma semana de intensas trocas de experiências e debates sobre ações para enfrentar a emergência climática na COP26, na Escócia, a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, participa na Espanha do Smart City Expo World Congress (SCEWC). Ela integra a delegação da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), junto a gestoras e gestores de outras 17 cidades brasileiras. O evento, sediado em Barcelona desde 2011, é considerado o maior dedicado às trocas internacionais sobre cidades inteligentes e inovação urbana. O desenvolvimento sustentável e a economia verde estão na base das discussões, das quais Isabella participa também como coordenadora de Relações Internacionais da Prefeitura do Recife.

Em agenda pré-evento, a vice-prefeita participou de visitas à Superilla e ao 22@, soluções adotadas pela prefeitura de Barcelona que aliam sustentabilidade e tecnologia, tendo o cidadão como protagonista do espaço urbano. Também palestrou no encontro com empresários e investidores na Câmara de Comércio Brasil-Catalunha, em que apresentou as vantagens competitivas do ambiente de negócios do Recife. A apresentação despertou o interesse da diretoria executiva da Câmara para uma reunião bilateral ainda esta semana.

“Falar em cidades inteligentes é também falar em cidade boa para viver, para e com as pessoas. Justa e inclusiva, descarbonizada e onde o bem-estar prevaleça. Todo esse debate está em harmonia com o que ouvi e partilhei na COP26, na última semana. Como diz o slogan do Smart City Expo World Congress “nós somos as cidades que construímos”, pontua Isabella de Roldão.

Na noite desta terça-feira (16), Isabella é convidada especial para um jantar a convite da prefeita de Barcelona, Ada Colau Ballano, a primeira mulher à frente da  gestão da cidade e conhecida por sua trajetória como ativista social e defensora dos direitos humanos.

O SCEWC vai até o próximo dia 18, com uma agenda cheia de palestras e painéis, além de mais de 300 estandes, que trazem discussões, produtos e serviços concentrados em oito temas principais: tecnologias habilitadoras; energia e meio ambiente; mobilidade do amanhã; governança; vida e inclusão; economia; infraestrutura e construção; e proteção e segurança.

Brasil, Israel, França, África do Sul, Lituânia, Coreia do Sul, Colômbia, Argentina, Bélgica, Estados Unidos e Índia são algumas das nações representadas no evento.

Serão mais três dias intensos focados no estabelecimento de parcerias, na identificação de oportunidades de negócios e diálogo que trarão para o Recife importantes trocas com potencial de resultar em projetos de desenvolvimento urbano sustentável e de base tecnológica.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.