Welliton Siqueira abre 14 pontos de vantagem e dispara em Ibimirim

Entre os dias 05 e 07 de novembro, o Instituto Naipes, de Recife (PE), realizou pesquisa para prefeito do município de Ibimirim. Registrado no TSE sob o protocolo PE-00318/2020, o levantamento ouviu 300 pessoas e tem intervalo de confiança estimado em 95%, com margem de erro de 4,3 pontos percentuais. Segundo o levantamento estimulado, se as eleições fossem hoje, o candidato do PCdoB, Welliton Siqueira, seria eleito com 50,33% dos votos, com uma margem de 14 pontos percentuais de vantagem. O candidato pelo PP, Lamek Ribeiro, foi citado com 36,33%. Brancos e nulos somam 1,67%, e os indecisos totalizam 11,67%.

No levantamento espontâneo da pesquisa, em que o entrevistado precisa lembrar o candidato sem o auxílio do entrevistador, Welliton mantém a vantagem de 14 pontos, com 48% das intenções de voto; enquanto Lamek foi citado por 34% dos entrevistados. Neste formato, os votos brancos e nulos são de 12,34%. Os indecisos chegam a 5,66%. No quesito rejeição, Lamek Ribeiro lidera. Entre os entrevistados, 22,67% afirmaram não votar no candidato do Progressistas, enquanto o percentual de Welliton Siqueira é de 13,67%. Dos entrevistados, 55,33% não rejeitam nenhum dos candidatos e 8,34% não sabem ou não responderam.

A expectativa de vitória – aquela em que o entrevistado cita quem deve ganhar, independente de seu voto – aponta Welliton Siqueira com 44,33%, enquanto Lamek Ribeiro está com 31,33%. Para a realização da pesquisa, o Instituto Naipes fez uso do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação.

A consulta é representativa dos eleitores da cidade de Ibimirim e foi realizada em duas etapas: no primeiro estágio, fez-se um sorteio probabilístico dos setores censitários onde as entrevistas serão realizadas, pelo método PPT (probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando o eleitorado como base para tal seleção. No segundo e último estágio, dentro dos setores sorteados, os respondentes foram selecionados através de quotas amostrais, proporcionais em função de variáveis significativas de acordo com o perfil do eleitorado.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.