ABAV Expo & Collab 2022 é de Pernambuco

By 10/10/2021 - 13:20Pernambuco

Estado foi anunciado como sede do próximo evento da Associação Brasileira de Agências de Viagens. Expectativa é atrair mais de 40 mil pessoas ao Recife na 49ª edição

Os tambores do maracatu transmitiram toda a alegria da comitiva pernambucana, na tarde desta sexta-feira, no Centro de Eventos do Ceará, quando foi anunciada a escolha do Estado como sede da edição 2022 da ABAV Expo & Collab. Promovido pela Associação Brasileira das Agências de Viagens e considerado uma das maiores e mais importantes feiras de turismo da América Latina, o evento voltará ao Recife após 20 anos, como resultado de uma articulação conjunta feita pelo Governo do Estado, Prefeitura do Recife e o trade turístico.

O Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, será novamente o palco deste acontecimento, que vai reunir os maiores players do turismo nacional e representantes de peso do mercado internacional. “Estamos muito felizes, sem dúvida, com esta conquista, que coloca Pernambuco no centro do turismo nacional. É um resultado que muito nos orgulha e só foi possível graças a uma articulação do Estado com o trade, tendo a participação fundamental do governador Paulo Câmara, e também da Prefeitura do Recife. Estamos muito honrados e agora temos a grande responsabilidade de fazer um evento inesquecível, que entre para a história da ABAV e de Pernambuco”, declara o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, que esteve em Fortaleza, acompanhando o evento encerrado nesta sexta.

Em seu discurso, durante o anúncio da sede da próxima feira, Novaes destacou o papel dos agentes de viagens e da ABAV na indústria do turismo nacional. “A ABAV é uma entidade forte, organizada, que tem à frente a presidente Magda Nassar, uma articuladora hábil, que consegue unir as diversas categorias do trade num grande evento anual. Ela representa esses profissionais que ficam no início da cadeia do turismo, em contato direto com o público, que são os agentes de viagens. Temos a preocupação constante de capacitar e manter os agentes informados sobre nossos destinos; fizemos capacitações online na pandemia e, agora, promovemos um roadshow nacional”, completa o gestor.

A 49º ABAV Expo & Collab será realizada de 21 a 23 de setembro de 2022, e deverá atrair para o Estado mais de 40 mil pessoas. O evento ocupará todo o complexo do Centro de Convenções de Pernambuco e contará, além da feira de negócios propriamente dita, com programação de palestras, além de famtour e fampress para agentes e operadores de viagens e jornalistas. “Um evento do porte da ABAV, sem dúvida, vai gerar um volume de negócios muito importante para o turismo do Estado. A feira deste ano, aqui, em Fortaleza, marcou o retorno após a pandemia, e a nossa, em 2022, vai marcar a volta da feira da ABAV com todo o seu brilho, sem as restrições dos protocolos sanitários, de controle de público”, afirma o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista, também presente a Fortaleza.

BALANÇO

Pernambuco levou um estande próprio para a 48º ABAV Expo, encerrada nesta sexta-feira. Apostando na iconografia do programa Bora Pernambucar, que incentiva a desvendar destinos do interior do Estado, além do litoral, o Estado apresentou um espaço funcional, com 48m², com atendimento direto aos profissionais de turismo e jornalistas, área para reuniões e exibição de vídeos com as diversas regiões turísticas pernambucanas, destacadas também por meio de painéis e totens.

Como pauta, os bons números da retomada no Estado, a recomposição da malha aérea – Pernambuco foi o Estado que mais rapidamente recuperou as ligações diretas, chegando até a superar os números de antes da pandemia -, o anúncio da maior malha aérea do verão, com o aumento de dez destinos pela Azul, e o interesse crescente dos pernambucanos e visitantes pelos novos destinos do Estado. Petrolândia, Vale do Catimbau, Pesqueira e Bonito são alguns dos locais que vivem um excelente momento de crescimento do número de visitantes, como reflexo do programa Bora Pernambucar.

Respeitando o rígido protocolo sanitário proposto, não foram realizadas apresentações artísticas ou distribuição dos tradicionais brindes para o trade. Todo o material de divulgação foi disponibilizado via QR-Code. “Foi uma ABAV diferente, com foco maior no fechamento de negócios, na articulação de ações com as empresas aéreas, indústria hoteleira e entidades. Foi um evento muito produtivo, com esta troca de energia, e este contato presencial, que o trade estava tão carente. Voltamos para casa muito satisfeitos, ainda mais com esta novidade fantástica, que é a ida da próxima edição para o Estado”, salientou a diretora de Marketing da Empetur, Milu Megale.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.