Caruaru é a única cidade do Nordeste a ser contemplada com o Programa Alimentação Consciente Brasil

By 20/12/2022 - 08:43Agreste Central

A parceria irá ajudar a incrementar o cardápio dos alunos da rede municipal de ensino com o aumento na oferta de frutas, verduras, cereais, grãos e legumes.

Caruaru foi selecionada do Nordeste, pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), para receber o Programa Alimentação Consciente Brasil. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (19), durante reunião da entidade com representantes do município, na Secretaria de Educação de Caruaru (Seduc). A parceria foi firmada pela FNP com a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão de Caruaru (Seplag), por meio da Assessoria Especial de Captação de Recursos e Projetos, e a Seduc.

Cinco cidades brasileiras, uma de cada região, foram contempladas com a iniciativa, que irá beneficiar os alunos da rede municipal de ensino, através da adoção de uma política que irá incrementar o cardápio dos alunos da rede municipal de ensino, com o aumento da oferta de frutas, verduras, cereais, grãos e legumes. “A parceria envolve consultoria, treinamentos com toda a rede municipal de educação, formações e acompanhamento com a entidade. O intuito é diversificar o que já é oferecido, trazendo para os estudantes novos sabores, novas receitas, para que eles tenham diversificadas opções”, destacou a secretária da Seduc, Aline Tibúrcio.

Para ter acesso ao benefício da FNP, Caruaru teve que atender a todos os critérios do edital, como ter mais de 300 mil habitantes, servir mais de 60 mil refeições por dia para estudantes da rede pública escolar municipal e ter interesse em executar o incremento alimentar proposto pela iniciativa. “Essa é mais uma iniciativa prospectada pela Secretaria Executiva de Captação de Recursos e Projetos, que visa avançar na busca de parcerias e recursos para a administração municipal”, ressalta a assessora especial da pasta executiva da Seplag, Mayara Soares.

Além de Mayara, representando a Seplag, e a secretária de Educação do município, Aline Tiburcio, participara da reunião, a gerente de planejamento da Seduc, Raquel Lilian e a gerente de nutrição da Seduc, Janyne Maciel, de modo presencial. A FNP participou de modo online do encontro, representada por Raísa Pose Pereira.

Programa Alimentação Consciente Brasil (ACB)

O programa Alimentação Consciente Brasil (ACB) é uma iniciativa que promove saúde e sustentabilidade, incentivando mudanças nas políticas alimentares de instituições que servem refeições em larga escala, como escolas, universidades e restaurantes populares, totalmente sem custos para a instituição parceira.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.