Empoderamento feminino: Mulheres de Avencas participam de Oficina de Ceia Natalina, em Gravatá

By 01/12/2022 - 10:08Agreste Setentrional

Grupo aprendeu a fazer os pratos tradicionais da época com dicas úteis para incrementar o sabor dos alimentos servidos

O Natal está bem perto e a ceia natalina é um dos destaques da noite especial para as famílias brasileiras.

As mulheres do distrito de Avencas tiveram a oportunidade de receber dicas para incrementar a ceia natalina a partir desse ano, ao participar de uma oficina oferecida pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher e do Centro de Referência da Mulher Ana Lúcia Pereira Beserra, com a ação itinerante, que está levando atividades diversas para os distritos de Gravatá.

Entre os pratos ensinados pelo chef Ivan Vilar, na tarde da quarta (30), na Escola Municipal José Batista de Melo, estão frango assado com ervas finas, carne na cerveja, farofas de banana e de bacon, salada tropical e de sobremesa a torta Romeu e Julieta.

Tatiane Costa da Silva, de 34 anos, agricultora, aproveitou o momento para aprender novas técnicas e deixar a ceia natalina da casa dela ainda melhor. “Achei esse curso maravilhoso, uma oportunidade, pois faz tempo da última vez que tivemos isso aqui. A gente estava precisando e vou usar esse conhecimento para fazer a ceia na minha casa e se aparecer a oportunidade, se não sair minha vaga de emprego, talvez eu faça algo para fora. Estou muito agradecida e quero que venha muito mais”.

O administrador distrital de Avencas, José Ximenes, destacou o compromisso da gestão municipal com as mulheres da área rural da cidade. “Esse foi um momento muito especial, em que a secretária da Mulher, Ester Gomes, me procurou para realizar uma oficina de gastronomia, com o professor Ivan. Hoje aconteceu uma tarde maravilhosa, bem proveitosa, fazendo essa culinária para o nosso distrito e comunidades vizinhas, onde as mulheres participaram. Esse é um compromisso do nosso prefeito Joselito que se preocupa em trazer melhoria e ocupação para as mulheres, algo que só vem acrescentar”.

A secretária da Mulher, Ester Gomes, falou porque levar uma oficina dessa para o distrito de Avencas. “Essa foi mais uma ação através da gestão pública municipal sendo realizada pela Secretaria da Mulher, promovendo o CRM Gravatá Itinerante, e também pelos 16 dias de Ativismo, que é um movimento voltado para o enfrentamento da violência contra a mulher, que culmina com a campanha do Laço Branco, que envolve homens também em defesa do direito da mulher. A nossa secretaria, em parceria com o administrador distrital daqui de Avencas, José Ximenes, pelo contato feito, nós entendemos a importância dos distritos também receberem essas ações, porque a gente está nesse movimento do CRM Gravatá Itinerante e a ideia é poder chegar em todos os distritos e localidades do município através de ações voltadas para a mulher”.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude de Gravatá, Viviane Facundes, prestigiou o evento representando o prefeito, Joselito Gomes. Estavam presentes também a secretária executiva da Mulher, Gleizy Gueiros, além da psicóloga do Centro de Referência da Mulher Ana Lúcia Pereira Beserra, Juliana Vieira.

A ação contou com o apoio da Santiago Transfer, Tambaú, IVM Instrutoria e Consultoria Gourmet e Seletros. Ao final do curso, as alunas receberam certificado.

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.