ExpoCaroá: Festa atrai criadores de ovinos e caprinos de outras cidades e movimenta zona rural de Petrolina

Neste final de semana, a X Exposição de Caprinos e Ovinos de Caroá (ExpoCaroá), levou centenas de pessoas para conferir o tão esperado evento, integrante da programação especial dos 127 anos de Petrolina, e que não acontecia há dois anos devido à pandemia provocada pela Covid-19. Foram dois dias intensos com exposição e concurso de animais, e atrações como os sanfoneiros e cantores Adãozinho de Rajada e Wanderley do Nordeste que fizeram o povo levantar poeira dançando muito forró.

Durante o sábado (17), a comunidade começou a receber logo cedo pela manhã os animais que participaram da exposição e do concurso de peso, além da secagem das cabras. Depois foi a vez de Adãozinho de Rajada e Katin Tropa 12 por 8 subirem ao palco para animar o público presente. O sanfoneiro Wanderley do Nordeste relembrou sucessos de sua carreira e também tocou sucessos atuais encerrando a noite de programação do sábado. Já no domingo (18), os criadores realizaram a ordenha das cabras e tiveram seus animais participando do Concurso de Peso com 27 categorias, sendo premiadas as três primeiras de cada uma. Em seguida, Lázaro do Acordeon e Renan fizeram o povo dançar bastante muitos sucessos do forró e piseiro.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores, Agricultores e Produtores Rurais de Caroá (AMAPRUC), Marciano Bonfim, a realização da décima edição da ExpoCaroá contou com o importante apoio da Prefeitura de Petrolina. “Realizar esse evento é muito importante para nós porque somos agricultores familiares e criadores de animais, trabalhamos e moramos aqui e isso fortalece nossa comunidade. Foi muito importante contar com o apoio da prefeitura porque é uma festa que organizamos por meio da Associação e não teríamos condições de fazer sozinhos”, destacou Marciano.

Para o criador de ovinos e caprinos de Rajada, Joseildo Gomes, a ExpoCaroá “é mais uma ótima oportunidade de expor os animais, fazer trocas de materiais genéticos para melhoria de raças e estabelecer contato com potenciais clientes, porque até quando não conseguimos vender aqui na hora, acertamos para compras posteriores, porque alguns clientes vêm até de fora mesmo e visitam nossas propriedades para realizar a compra”, ressaltou Joseildo.

O prefeito Simão Durando esteve presente e participou da entrega de premiações, conferiu a grande diversidade de raças de caprinos e ovinos, além de mencionar a alegria do município apoiar a realização de um evento que fortalece os criadores de animais da região, como também a cultura do homem e da mulher do sertão. “É muito gratificante para nós da prefeitura estar na realização de um evento já tradicional do interior como a ExpoCaroá, sem falar na movimentação econômica que acontece com a vinda de diversos criadores de comunidades e até mesmo de cidades vizinhas como Santa Cruz, Santa Filomena e Afrânio. Ficamos ainda mais felizes porque depois de dois anos sem poder acontecer devido a Covid-19, a festa voltou com força e ainda fazendo parte da programação especial do aniversário de nossa Petrolina!”, celebrou o prefeito.

A X ExpoCaroá foi uma realização da prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura (Seagri) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.