Coluna FalaPE – Lula quer Marília candidata ao Senado na chapa de Geraldo Júlio

By 20/04/2021 - 00:01ColunaFalaPE

A deputada federal Marília Arraes vai receber do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma missão para 2022. A coluna Fala PE teve acesso com exclusividade à informação de que Lula quer Marília candidata ao Senado na chapa de Geraldo Júlio ao Palácio do Campo das Princesas, selando novamente a aliança vitoriosa de 2018 entre PSB e PT.

O ex-presidente tem uma missão árdua pela frente, que é convencer a neta de Arraes da viabilidade da empreitada na qual quer colocá-la. Desde 2014, quando se desfiliou do PSB, Marília tem combatido candidato e governantes do seu ex-partido com bastante veemência.

Certamente, Lula vai invocar o passado recente na sua argumentação. Ainda muito recente na cabeça de todos do meio político está a eleição de 2018, quando, junto com o senador Humberto Costa e a cúpula da Frente Popular, após rifar a candidatura da própria Marília ao governo, o ex-presidente conseguiu colocar o senador Jarbas Vasconcelos para pedir votos para o PT, algo que não passava pela cabeça de ninguém. Vejamos como Lula se saíra agora.

Se 2018 ainda está recente na nossa cabeça, o que dizer de 2020, quando PSB e PT protagonizaram uma verdadeira guerra fratricida pela Prefeitura do Recife no segundo turno, com direito à virada histórica de João Campos contra Marília Arraes na reta final? A ferida acentuada ano passado é um empecilho ao retorno da aliança PSB-PT, isso é fato. Mas, como o futuro dos dois partidos estará em jogo, essa ferida pode muito bem ser esquecida um pouco.

MATAR DE VEZ – Caso consiga mesmo fazer Marília Arraes aceitar ser candidata ao Senado na chapa de Geraldo Júlio ao governo, o ex-presidente Lula matará de vez um cenário que ainda aparece nas costuras políticas rumo ao ano que vem. É a possibilidade de o senador Fernando Bezerra Coelho, hoje aliado de primeira hora do presidente Jair Bolsonaro, disputar uma reeleição pela Frente Popular. Com Marília na chapa não tem espaço para FBC subir no palanque de Geraldo Júlio, cabendo ao sertanejo investir 100% da sua capacidade na candidatura do filho Miguel Coelho a governador.

VICE – Assunto que tornou-se público ontem, a possível indicação do governador Paulo Câmara para a vice de Lula, em 2022, é um tema bastante debatido nas internas da Frente Popular faz tempo. Discreto, aglutinador e responsável, Paulo é, sem dúvida, um excelente nome para a vaga. Porém, o que se sabe é que tem muito deputado federal da Frente Popular feliz com a ideia e estimulando Paulo a colocar-se como opção. Isso porque uma ida do socialista para a eleição nacional abriria mais espaço aqui em Pernambuco na disputa de deputado federal, que aí já não contaria mais com um ex-governador no páreo.

 

O povo quer saber: Marília Arraes vai aceitar ser candidata ao Senado pela Frente Popular?

Por Fernanda Maria, Cientista Política.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.