Prefeitura do Recife inaugura a maior escola pública municipal da cidade

Com investimentos de R$ 10 milhões, unidade está localizada na Mangabeira, tem capacidade para receber 700 estudantes e conta com um novo projeto de escola de tempo integral. No ato de entrega, o prefeito João Campos anunciou a construção de uma nova Creche, que será erguida ao lado da escola

Os alunos da nova Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) da Mangabeira podem dizer que estudam na maior escola da Rede Municipal do Recife. Com 12 salas de aula e capacidade para atender 700 alunos, a unidade de ensino foi inaugurada, nesta terça-feira, pelo prefeito do Recife João Campos. Os investimentos foram na ordem de R$ 10 milhões e a instituição conta com um novo projeto de tempo integral.

A unidade de ensino atende estudantes da Educação Infantil (grupos IV e V), Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos e já tem projetos de expansão para mais oito novas salas de aula. Na ocasião, o gestor municipal também anunciou a construção de uma nova creche, que será erguida ao lado da EMTI da Mangabeira.

“Hoje a gente dá um passo muito importante na educação do Recife. A gente está inaugurando a maior escola da Rede Municipal de Ensino. Aqui serão mais de 700 estudantes. E não é só um equipamento muito grande, mas a gente faz também uma nova implementação da modalidade de ensino integral. Aqui é a primeira escola que vai do 1º ao 9º ano no modelo integral, que é um modelo que revolucionou a educação no estado de Pernambuco e hoje o estado tem a maior rede do Brasil de educação integral, e a gente traz essa ampliação para a Rede Municipal do Recife”, esclareceu João Campos.

Com o projeto de tempo integral, a Escola Municipal da Mangabeira será a primeira unidade da rede a ofertar esta modalidade para o ensino fundamental, contemplando as turmas do 1º ao 9º ano. “É com muita alegria que a gente inaugura a escola da Mangabeira. É uma unidade que conta com uma estrutura moderna e diferenciada, que vai permitir conforto e educação de qualidade para os estudantes da região. É importante ressaltarmos também que este projeto de tempo integral, em breve, estará integrado à oferta de Educação Infantil”, pontuou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.

Localizada na Rua Nicéias Arcoverde Gusmão, s/n, a Escola Municipal de Tempo Integral da Mangabeira ocupa um terreno de mais de cinco mil metros quadrados e possui cerca de 3.200 metros de área construída. A estrutura da escola conta ainda com uma área verde de mais de 1.400 metros quadrados, 12 salas de aula (serão 20 após a ampliação), biblioteca, sala de recursos para a educação especial, laboratórios, espaço maker, coordenação pedagógica, sala de música e vídeo, administrativo, serviços, refeitório e quadra poliesportiva coberta com vestiários, banheiros, palco e camarim. Tudo isso distribuído em um prédio com dois pavimentos.

Além da ampliação das salas de aula na unidade de ensino, o prefeito João Campos e o secretário de Educação, Fred Amâncio, aproveitaram a ocasião para anunciar a construção de uma nova Creche, que será erguida ao lado da EMTI da Mangabeira. O projeto arquitetônico conta com pátios coberto e externo, refeitório, direção, coordenação, depósito de material didático, almoxarifado, sala dos professores, bateria de banheiros, incluindo acessíveis,  12 salas de aula, contemplando também berçários, fraldário, lactário, cozinha, despensa, lavanderia, vestiários, solário, sala multiuso e brinquedoteca.

 

Para o evento de inauguração da Escola Municipal de Tempo Integral da Mangabeira, a gestão municipal preparou uma grande festa com a participação da Banda Marcial da Escola Antônio Farias Filho e da Escola Pernambucana de Circo.

Fotos: Rodolfo Loepert/PCR

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.