Recife: Professor Zé Luís, candidato a vereador, distribui panfletos de propostas em braile

Sob o tema “Educação é Inclusão”, com o número 65100, o candidato a vereador da cidade do Recife, Professor Zé Luís está distribuindo para a comunidade cega panfletos em braile. A atitude não é isolada: durante toda a campanha, todos os vídeos do candidato mantiveram um padrão de acessibilidade com legendas ou tradução em LIBRAS. Além disso, em toda descrição de publicação há a hashtag #PraCegoVer, seguida da descrição da imagem publicada.

Professor da Universidade Federal de Pernambuco há mais de 15 anos, Zé Luís também coordena os projetos sociais Gradação, Vestibular Solidário e Pirráias da Periferia. Zé disponibiliza sua candidatura, em resposta aos anseios da comunidade acadêmica.

Confira as propostas:

Educação:

1. Criar Projetos de Lei e articular a contratação de mais professores, psicólogos e assistentes sociais para a rede pública municipal.

2. Trabalhar por melhorias na carreira dos professores e nas condições de trabalho e pela aplicação integral do piso salarial dos professores.

3. Criar Abono-livro para todos os professores da rede pública municipal, incluindo no orçamento da Prefeitura um valor acrescido ao salário dos professores para estímulo à aquisição de livros e periódicos.

4. Articular a criação de parcerias entre a rede municipal de ensino e as Universidades de Pernambuco.

5. Trabalhar para a ampliação de vagas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs).

6. Atuar para ampliação do Projeto de Lei do passe livre para todos os estudantes de escolas públicas da cidade do Recife.

7. Atuar pela valorização da Educação Ambiental com ações de preservação do Meio Ambiente e defesa dos direitos dos animais.

8. Trabalhar para ampliação das ações educativas que promovam o respeito às mulheres e a diversidade, o combate ao racismo e todas as formas de discriminação.

Inclusão:

9. Trabalhar pela efetiva aplicação da Lei da Inclusão (Lei 13.146/15).

10. Articular junto ao poder executivo a abertura de concursos para intérpretes de LIBRAS, a ampliação de salas de aulas bilíngues, e a garantia de acessibilidade nos espaços públicos.

11. Atuar para o avanço na legislação municipal a favor da comunidade surda, dos cegos, pessoas com autismo, com síndrome de down, epilepsia, cadeirantes, crianças com microcefalia, e demais deficiências.

Emprego:

12. Criar Projetos de Lei que fortaleçam os microempresários, microempreendedores e ambulantes, através do sistema de economia solidária e cooperativismo.

13. 13. Promover o protagonismo juvenil através do Projeto “Primeiro Emprego”, auxiliando aqueles que buscam inserção no mercado de trabalho.

Esporte, Lazer e Cultura:

14. Fortalecer o programa “Academia da Cidade”, com maior incentivo ao esporte amador e requalificação dos espaços públicos para práticas de lazer e de atividades esportivas.

15. Atuar para ampliação da rede de ciclovias e ciclofaixas na cidade.

16. Apoiar artistas e produtores culturais de Recife, com Projetos de Lei e ações para aumentar investimentos na cultura.

Participação Popular:

17. Implementar a Ouvidoria permanente com acesso direto da população ao mandato, através de WhatsApp exclusivo.

18. Criar o Gabinete Itinerante que funcionará nos bairros para ouvir demandas e propor ações.

19. Criar o Gabinete Representativo, com mulheres ocupando 50% das vagas de assessoria e com a presença de líderes dos movimentos negro, LGBTQI+ e pessoas com deficiência.

20. Criar o Gabinete Acessível, com intérprete de libras, acessibilidade física e visual em todas as ações do mandato.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.