Troca de experiências entre Recife e Nantes, cidades-irmãs: ARIES participa de missão técnica na França

O presidente da Agência Recife para Inovação e Estratégia – ARIES, Marcos Baptista, inicia nesta terça-feira, 19, uma série de encontros em Nantes, na França. Ele participa da comitiva recifense coordenada pela vice-prefeita da capital pernambucana, Isabela de Roldão, que terá agenda institucional na cidade-irmã de Nantes. A programação marca o início de seis missões até 2024. A próxima será no Recife, em novembro.

“Vamos trocar saberes e aprender com experiências disruptivas, como o Projeto Urbanístico da Ilha de Nantes, que é uma grande fonte de inspiração para a nossa cidade. Mas também teremos a oportunidade de apresentar nosso programa Recentro, o Porto Digital e outros projetos do nosso ambicioso plano Recife 500 anos, em busca de alavancar parcerias e investimentos. Será uma honra, ainda, representar a cultura recifense no Chtiing!, mostrando as nossas potencialidades para diversas cidades e países do mundo”, destaca a vice-prefeita. Baptista destaca a importância da iniciativa que seria realizada em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia.

“Ao conhecer de perto experiências exitosas desta cidade-irmã do Recife vamos também apresentar o que pensamos sobre nossa cidade a partir do seu planejamento a longo prazo, que é o Plano Recife 500 Anos. Vamos participar, por exemplo, de visita institucional à sede da Prefeitura de Nantes e da Samoa, empresa pública local para o planejamento e desenvolvimento da Ilha”, complementou. Encontros com entidades privadas, universidades e laboratórios de inovação também fazem parte da agenda na cidade francesa.

Também participam da missão a chefe do Gabinete do Centro (Recentro), Ana Paula Vilaça, o secretário de Cultura, Ricardo Mello e representantes de outras instituições que participam da cooperação com o Porto Digital, a CESAR School e a Escola UNICAP-ICAM TECH.
Atualização do plano – A missão técnica integra acordo de cooperação iniciado em 2003 e ratificado em 2019, com financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Durante os encontros, Baptista também irá entregar a atualização do Plano Recife 500 Anos, lançada em março deste ano. “A ARIES também vai participar de encontros bilaterais com a equipe técnica da Samoa para avaliar formatação de possíveis projetos com consultoria técnica deles e discutir a possibilidade de construção de investimentos em nossas iniciativas. Acredito que será um excelente início de uma parceria entre as duas cidades-irmãs”, finalizou Marcos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.