
Projeto do governo federal vai beneficiar 126 famílias com aquisição de terra e investimento financeiro para produção própria
Na manhã desta terça-feira (09/05), a Câmara de Vereadores de São Benedito do Sul sediou uma reunião para finalizar uma importante etapa do programa de aquisição de terra do governo federal, executado pelo ITERPE (Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco). O objetivo é garantir a aquisição de terras para as famílias de Pernambuco, visando à independência financeira e a produção própria de alimentos.
O projeto vai beneficiar 126 famílias, que receberão cada uma 6,5 hectares de terra, além de um investimento de aproximadamente 70 mil reais para serem utilizados na produção. As famílias terão um prazo de três anos para começar a pagar o empréstimo, o que dará um tempo para que elas possam se organizar e se estabelecer nas novas terras.
Todo o projeto está sendo liderado pelo vereador Josinaldo Nascimento, do município de Cortês. Josinaldo é conhecido por sua luta pela independência financeira das famílias da Mata Sul pernambucana e já assentou diversas famílias que agora produzem seus próprios alimentos, gerando renda e movimentando a economia local e da região.
“lutar pelos agricultores e pelo desenvolvimento da região sempre foi minha bandeira e para mim ver mais uma etapa deste projeto sendo concluída, que vai beneficiar 126 famílias é motivo de alegria. Conquistar a independência financeira, produzindo seu próprio alimento é um sonho de toda família, e é isso que estamos conquistando e utilizando meu mandato de vereador para lutar por isso, não só em Cortês, mas em toda a região”. Disse o vereador Josinaldo à nossa equipe.
Além do vereador Josinaldo, estiveram presentes na reunião o prefeito do município de São Benedito do Sul, Junior, o presidente da Câmara dos vereadores, representantes do ITERPE, o ex-prefeito Geninho e a vereadora Cristiane Oliveira de Cortês, representando o Dep. Herique Queiroz, o coordenador do conselho Rural de Cortês, Jurandir dos Coxos, e o líder sindical Enilson Quintino, além de representantes de associações, sindicatos e beneficiários do programa.
Por: Mezaabe Vitor ( @voztvpe )